domingo, 24 de julho de 2016

UTOPIA SUSTENTÁVEL, agora no Facebook




Passados três anos do primeiro artigo de Utopia Sustentável, blog nascido a partir das manifestações de junho de 2013 com a exclusiva intenção de amainar a ansiedade vivida à época no país e no planeta Terra, confesso que os resultados superaram as expectativas, não que tivesse muitas, mas não ter desistido pelo caminho já foi uma grande vitória. Ao longo desse tempo fomos visitados por trinta e nove países que representaram 48% das clicadas, sendo curioso observar a Rússia em quarto lugar entre todos os países.    

Comunicar-me com um público desconhecido além das fronteiras das amizades era e continuará sendo uma ousadia, porém, como não tenho medo de me expor e gosto de desafios, vou seguir conversando com quem se dispuser a ouvir e tiver as mesmas intenções. 

Por outro lado, imaginar que nossa voz, através de um simples toque no teclado do computador pode fazer eco e alcançar milhões de outros malucos antenados por aí com a mesma preocupação, é um incentivo.

Debater, trocar, conversar, quiçá ajudar uma maior conscientização da sociedade, é instigante. O tema da sustentabilidade é amplo e abrange um espectro bastante diversificado.

Nesse período, não raro fui questionado por leitores sobre artigos publicados com a temática da corrupção política, educação, saúde, consumismo, egoísmo ou mesmo a ganância. Perguntavam o que isso tinha a ver com sustentabilidade e a proposta do blog. Respondia que em minha ótica tudo afeta a sustentabilidade planetária.

Quando temos um governante que desvia recursos em benefício próprio, tais verbas farão falta à saúde e à educação, pois tudo é um grande sistema interligado.  E um povo sem educação, por exemplo, jamais cobrará de seus governantes o desmatamento da Amazônia.

Precisamos refletir sobre a necessidade de profundas mudanças em nossos hábitos e estilo de vida, rever a cultura do “isso não é comigo, não fui eu quem fez”, e pensar coletivamente que vivemos nessa casa chamada planeta Terra e dela temos que cuidar, minimizar exclusões e desigualdades, pois não existe planeta B.

De 2013 até hoje o Brasil mudou, o planeta mudou, em várias questões até retrocedemos. Participar é o que nos resta, enxergando dentro de nós o que é possível mudar dentro de nosso pequeno mundinho. Que ação do cotidiano pode ser refeita ou melhorada, que ensinamentos passar a nossos filhos que lhes permitam um futuro melhor e perene, enfim...

A nova página UTOPIA SUSTENTÁVEL, ideia de amigos, agora no Facebook, chega com esse intuito: expandir a discussão, ser um canal onde possamos trazer problemas de nosso cotidiano, de nossas cidades, de nosso país e de nosso velho e castigado Planeta Terra.

Envie-nos crônicas, propostas de pauta, ação ou intervenção, precisamos querer a utopia do impossível para alcançar um mundo melhor.

Assim como a plantinha que precisamos regar para não morrer, vamos, a partir de hoje, nos alimentar de sustentabilidade, exercitando, praticando-a, cotidianamente, como uma religião, uma filosofia de vida, essa a única saída viável. O Planeta, desde já, agradece.

Abraços Sustentáveis 


Odilon de Barros

Nenhum comentário: