segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ocupa Curitiba Cabral


Com base na delação da cúpula da Construtora Andrade  Gutierrez, já homologada pela justiça, o ex-governador Sérgio Cabral amealhou verdadeira fortuna com o chamado “legado olímpico”.  É possível que tenha entendido que o legado era próprio.  É que segundo os colaboradores, Cabral cobrava 5% das empreiteiras participantes dos consórcios.

Segundo Rogério de Sá e Clóvis Primo, além das obras do Maracanã, terraplenagem do Complexo do Comperj, Arco Metropolitano e a urbanização de favelas em Manguinhos, Cabral recebia, ainda, como adiantamentos por obras futuras mesada de R$350 mil, nada mal.  Ele se diz indignado.  E nós “PÊ”da vida, governador.

Observando o movimento de ocupação das escolas públicas do Rio de Janeiro, promovido inicialmente pelos estudantes do Colégio Mendes de Moraes, em 21 de março, impossível não ligar o fato à penúria que passa a educação de nosso Estado. 

Hoje, passados cinquenta e seis dias e 83 unidades ocupadas, é forçoso admitir que as várias pautas reivindicativas seriam plenamente alcançáveis e nada absurdas de serem cumpridas caso o dinheiro supostamente surrupiado pelo guloso ex-governador estivesse no caixa daquela Secretaria de Estado.


O lado bom disso tudo é que os jovens, escaldados por junho de 2013, começam a arregaçar as mangas e, democraticamente, atuar de forma decisiva na resolução de seus problemas. Da forma mais primitiva de fazer política, estão indo à luta  sem esperar partidos, entidades de classe, sindicatos, ONGs, ninguém.  O fato pode não parecer, mas é de um simbolismo importante.  O movimento de ocupação de escolas, que está se alastrando além-fronteiras tupiniquins chegando ao Paraguai, pode ser um sinal dos tempos.  Demonstra, também, o cansaço e o esgotamento do sistema atual na resolução de problemas.  E faz o poder colocar as barbas de molho.  Quem dera servisse como ponto de partida para tantas outras reivindicações Brasil afora. 

Por aqui fica a torcida para que um tal juiz Moro, tão atuante até o último dia 17 de maio, reapareça e volte a distribuir convites vip’s para a bela e aconchegante capital paranaense.  Temos a certeza de que, mesmo tendo uma quedinha por Paris, nosso requintado ex-governador ia adorar conhecer Curitiba.


Abraços Sustentáveis

Nenhum comentário: