segunda-feira, 30 de maio de 2016

Nossa sociedade incentiva o estupro



Monstruosidade e selvageria são algumas das qualificações que li e ouvi para o ato covarde executado com requintes de crueldade por mais de três dezenas de machos, na semana que passou, contra uma adolescente de dezesseis anos em uma comunidade carioca. 

Nossa sociedade está doente. Na verdade, não nos escandalizamos com o ato do estupro em si, pois caso fosse estaríamos exigindo mudanças na legislação e uma outra abordagem em escolas sobre a temática.  E cadeia pesada.  Afinal, ocorrem quinze crimes similares, cotidianamente, apenas na cidade maravilhosa.  Por que não vamos pra rua nos outros catorze?

O que infelizmente está causando espanto geral é o recorde de estupradores em um único ato: trinta e três.  Digno de um Guiness dos horrores. Quando bateremos o próximo recorde?  A vítima terá mais ou menos de dezesseis anos?   

Entramos na vergonhosa “Era da Pré-Moral.  Somos machistas e preconceituosos, sim, ouvi gente próxima afirmar que ela não era santa, que devia estar vestida provocantemente e que não era boa bisca.  E se a resposta fosse positiva para as três possibilidades citadas, estariam autorizados a fazer o que fizeram?!!!

Ouvimos a pobre menina afirmar que o delegado Thiers lhe perguntou se habitualmente fazia sexo em grupo.  Pergunta estúpida, machista e tendenciosa.  Não à toa fora afastado do caso.  E deveria ser punido.

Como um teatro dos absurdos, nossa sociedade incentiva o estupro quando nada acontece com o deputado Bolsonaro por dizer que “não estupraria a Deputada Maria do Rosário porque ela não merecia ser estuprada”, e quando o atual ministro da educação, Mendonça Filho, recebe para audiência no Palácio o estuprador confesso Alexandre Frota, para opiniões sobre o ensino no Brasil. No meu dicionário isso não é falta de respeito, é conivência com o crime.

Impossível, nesse tipo de crime relativizar com o ocorrido.  Precisamos entender que sexo sem consentimento é estupro e ponto final.  Agora, nossas vísceras estão expostas à visitação moral internacional.  Resta saber se apenas até o próximo recorde ser batido. 

Este caso me fez lembrar um simples mas importante ensinamento de meu pai, e que me serve até hoje: “não faça com os outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você”.  Para aqueles que pensam ser ela a culpada por estar provocativa, que não era bem assim , que estava drogada, deixo a perguntinha:  e se fosse sua mãe, irmã ou esposa, você também perguntaria isso? 

Como não sou religioso, que essa pobre menina encontre em nossa solidariedade a força necessária para que consiga se refazer psicologicamente para seguir adiante de forma digna.  E que tenha paz. Mesmo sendo uma utopia, é o mínimo que posso lhe desejar.

Abraços Sustentáveis
 


Nenhum comentário: