quarta-feira, 25 de maio de 2016

Jornalismo, profissão de vassalos?



Muito antigamente, redação era lugar sagrado onde patrão não entrava.  Não é o caso, hoje, onde o que domina os grandes veículos de comunicação é o pensamento de seus donos.  E que se dane a opinião pública e os interesses maiores da sociedade brasileira. 

Contamos nos dedos os veículos de comunicação que podemos considerar isentos, afinal, independência da redação, com raras exceções, perdeu-se no tempo em algum lugar do passado.  

Não à toa os meios de comunicação são conhecidos como o “Quarto Poder”, por sua influência decisiva que exercem nos destinos da nação.

Nesse confuso meio de campo, a profissão de jornalista vem perdendo gradativamente a importância e o glamour de outrora. É crescente o descontentamento de parcela considerável da sociedade organizada com a manipulação de notícias e fatos. 

Com o advento da internet, o outro lado da notícia vem se especializando.  Blogs, sites e veículos independentes têm cada dia mais adeptos e fãs, o que  fez escancarar os interesses da grande mídia e a subserviência de seus profissionais. 

Com a notícia praticamente em “real time”, mentiras e omissões são rapidamente descobertas.  Desvendadas e desmascaradas.  Como o mico da Globo em horário nobre pelo boicote ao crime contra Ana Hickmann.  Um desserviço jornalístico.  Ao escolher tal postura, a Globo esquece – seja por picuinha ou audiência - que tem uma concessão pública.


 Não voltarei muito no tempo, mas quando viramos o disco para a temática política, é escandalosa a atuação da grande mídia, seja falada , escrita ou televisada.  Apenas para ficar nos acontecimentos do momento e demonstrar o quão sofrível está o jornalismo praticado pelos grandes meios de comunicação, destaco a cobertura do vazamento da conversa entre o ex-ministro Jucá e seu algoz, Sérgio Machado, rato-mor da Transpetro até pouco tempo atrás.

Na entrevista, perguntas vazias, encomendadas ao feitio do freguês, com a nítida intenção de sequer encabular ou constranger o antigo ministro.  Verdadeiros jornalistas paus-mandados, sim, pois a gravidade dos fatos divulgados seria de fazer cair qualquer governo petista. Vide o carnaval ocorrido na conversa Dilma/Lula. Não bastasse a hecatombe Jucá/Machado, fomos acordados pelos áudios de Renan/Machado.  E quem sabe Corpus Christi nos brinda com Sarney/Machado?  A conferir.

Como brinco de escrever para amainar a ansiedade do que não leio, ouço ou escuto, deixarei aqui, as perguntas que gostaria de ter ouvido se (toc toc toc) exercesse a profissão de jornalista, perigo afastado, pois só devo satisfação a um tal de Odilon, dono desse blog.

1-   Senador Jucá, o Sr. diz que conversou com alguns ministros do STF. Os caras dizem, “ó, só tem condições sem ela (Dilma). Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela. Pergunto: Quem são os ministros do STF que conversou; os caras a que se referiu, são os ministros do STF? E que organismos de imprensa querem tirar ela?
2-   Senador Jucá, o Sr. diz que conversou com generais, comandantes militares, está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir.  Pergunto: Quais os nomes dos generais que o Sr. conversou?
3-   Senador Jucá, o Sr. pediu para os generais que conversou monitorarem o MST e outros movimentos?
4-   Senador Jucá, o Sr. disse que está todo mundo na bandeja para ser comido, e o primeiro da lista era o Senador Aécio. O que o Sr. sabe sobre membros do PSDB que justificaria eles serem comidos?
5-   Sr. Delcídio do Amaral, o Sr. teria mais alguma acusação a fazer contra o Senador Aécio Neves, já que ele procurou o presidente do Senado, Renan Calheiros pedindo ajuda?
6-   Sr. Diretor de Redação Otávio Frias Filho, o Sr reconheceu que a imprensa cometeu exageros contra o governo Dilma.  Seu jornal, a Folha de São Paulo também cometeu esses exageros, Por quê?
7-   Procurador Rodrigo Janot, o Sr. Sérgio Machado disse em conversa com Renan que o Sr. é mau, perdão pelo termo, um FDP, que quer mandar ele para Curitiba, para o Juiz Moro.  O sr. vai tomar alguma providência quanto a isso, vai interpela-lo?
8-   Presidente Sarney, de que forma o Sr. ajudaria Sérgio Machado a não cair nas mãos do juiz Moro?
9-   Presidente Renan, por que o Sr. disse que o Michel é Eduardo Cunha?
10-Presidente Renan, o Sr. está trabalhando uma proposta de parlamentarismo com o Senador Serra?

Não vi e não verei essas respostas.  A divulgação dos áudios de Jucá, Renan e Sarney, em qualquer país minimamente democrático, seria motivo para desabar a república. 

Como vimos, a grande mídia teve contribuição decisiva na preparação de corações e mentes para o golpe.  E o jornalismo vassalo e subserviente cumpriu seu papel.  Lastimável!!!
A saída para fortalecer o jornalismo e a democracia com mentes pensantes: educação, educação e educação!!!


Abraços Sustentáveis

Nenhum comentário: