quinta-feira, 18 de junho de 2015

Canadense de 6 anos planta horta orgânica para ajudar crianças carentes





Oliver Cillis é um garoto comum, que vive na cidade de Hamilton, em Ontário, Canadá. Hoje ele tem dez anos, mas, no auge de seus seis anos ele decidiu fazer algo extraordinário: plantar alimentos em seu quintal para ajudar crianças carentes na região em que vive.
A ideia, conforme informado por Stacy Allen-Cillis, mãe do garoto, surgiu durante uma viagem. Enquanto a família estava abrigada confortavelmente em seu carro, Oliver avistou pela janela algumas crianças mexendo em uma lixeira. A situação lhe gerou curiosidade e ele perguntou à mãe qual era o motivo daquilo. Stacy, então, contou que, provavelmente, elas estavam em busca de materiais recicláveis para poder vender e comprar alimentos. Bastou esta informação para que Oliver sugerisse que eles vendessem os alimentos que produziam em seu quintal para doar a essas crianças. Assim, elas não precisariam mais correr atrás de lixo.
A família já tinha uma horta no quintal e costumava guardar o dinheiro obtido com a produção para viajar nas férias. Mas, por iniciativa de Oliver, o hábito ganhou um sentido muito melhor. Desde 2011 a família tem se dedicado ao “Oliver’s Garden Project”. Nos últimos quatro anos o projeto só cresceu e beneficiou de diversas maneiras a comunidade em que vivem.
Em entrevista concedida à Nature’s Path, loja de orgânicos que apoia o projeto, Stacy explicou que Hamilton é considerada uma área de difícil produção de alimentos. Por isso, não é muito fácil encontrar vegetais frescos na região. Esta situação torna ainda mais importante o incentivo à agricultura urbana.
Além de aumentar a produção no próprio jardim de casa, o Oliver’s Garden Project tem atingido patamares ainda maiores. Toda a família está envolvida na iniciativa. Enquanto Oliver tem um talento especial para cuidar do jardim, a irmã, Piper, um ano mais nova, se encarrega de vender, com maestria, os alimentos. Tanto carinho pela ação atraiu o olhar de outras pessoas na cidade. Assim, o projeto tem se espalhado por escolas e instituições, sempre com o objetivo de transmitir o conhecimento, incentivando a produção de alimentos frescos e orgânicos e promovendo a boa alimentação.
Stacy explica que, anualmente, a família analisa diferentes instituições para escolher a qual delas irão doar. Toda a renda obtida com a horta da família Cillis é revertida a alguma organização que tenha princípios e comprometimento com o meio ambiente e alimentação saudável. Segundo a mãe, o intuito é expandir o projeto para disseminar a agricultura urbana para ainda mais pessoas e conseguir ajudar o máximo de crianças possíveis, sejam elas em instituições de caridades ou escolas.
CicloVivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: