Já ouviu falar da ucuuba? É o fruto de uma árvore, chamada ucuubeira, presente em áreas alagadas da região amazônica. A espécie ameaçada de extinção pela exploração de sua madeira guarda em seus frutos uma preciosa manteiga com alto poder hidratante e reparador. Esta é a nova aposta da Natura. A marca lança este mês uma nova linha de Natura Ekos a partir do uso da semente da ucuuba.
Ativo da Amazônia pouco conhecido pelo consumidor é a matéria prima da nova linha de Natura Ekos.
Ucuuba: ativo da Amazônia pouco conhecido pelo consumidor é a matéria-prima da nova linha de Natura Ekos. Foto: Divulgação/Natura

A floresta em pé vale muito mais
A espécie amazônica está ameaçada de extinção por conta do aumento da exploração madeireira nos últimos 30 anos, para confecção de estacas, cabos de vassoura e batentes de porta. O uso da semente como matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável e evita o desmatamento. A cada ano, a renda que uma comunidade obtém com uma ucuubeira preservada é três vezes maior do que aquela obtida com a exploração madeireira. Enquanto a árvore é derrubada apenas uma vez, os frutos são colhidos por no mínimo dez anos. Essa lógica transforma a uccuba em uma espécie valorizada.
Em pé, a ucuubeira garante renda três vezes maior às comunidades ribeirinhas da Amazônia. Foto: Divulgação/Natura
Em pé, a ucuubeira garante renda três vezes maior às comunidades ribeirinhas da Amazônia. Foto: Divulgação/Natura

Cerca de 600 famílias de 15 comunidades fazem o manejo da ucuuba comprada pela empresa, nas regiões do Nordeste Paraense e na região do Médio Juruá, no Amazonas. Elas são beneficiadas com o desenvolvimento da cadeia produtiva, capacitações técnicas e melhorias tecnológicas.
Um exemplo é a Associação do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB), que envolve 14 famílias de produtores rurais na coleta da ucuuba, 13 delas chefiadas por mulheres. “O teu quintal é o teu negócio”, constata Adriana Lima, líder do MMIB. Adriana conta que a relação com Natura vai além do comercial. Ela enaltece a atenção que a marca dá também ao desenvolvimento das comunidades. “Avançamos muito dentro da área que a gente está”, conclui.
Respeitando o tempo da floresta
A linha Natura Ekos Ucuuba terá seis produtos, que serão lançados em duas fases, para respeitar os tempos da floresta. Em abril, as Consultoras Natura começam a vender três itens: manteiga reparadora para o corpo, manteiga hidratante para as mãos e hidratante desodorante corporal. No segundo semestre, serão lançados um sabonete líquido hidratante para as mãos, uma versão do sabonete líquido para o corpo e um sabonete em barra cremoso.
“Enriquecidos com a manteiga de ucuuba, os novos produtos de Natura Ekos oferecem hidratação reparadora para a pele por até 48 horas. A manteiga da Ucuuba resolve um paradoxo da hidratação, possibilitando trazer ao mercado hidratantes mais potentes, com sensorial surpreendentemente leve, de rápida absorção e de toque seco”, afirma Daniel Campos, diretor de cuidados pessoais.
Produtos da nova linha Natura Ekos Ucuuba: manteiga hidratante para mãos e para o corpo e hidratante desodorante corporal
Produtos da nova linha Natura Ekos Ucuuba: manteiga hidratante para mãos e para o corpo e hidratante desodorante corporal

As embalagens do hidratante corporal e da manteiga reparadora Natura Ekos Ucuuba são ecoeficientes, com 50% PET reciclado pós-consumo e 50% PET verde, que possui material de origem vegetal renovável em suas composições.
Geração de impacto positivo
O desenvolvimento da linha Natura Ekos Ucuuba levou cerca de três anos. A pesquisa e a produção da linha inserem-se no Programa Amazônia, que tem como objetivo colocar a Natura a serviço da criação de propostas de desenvolvimento sustentável que acolham os habitantes da região e conservem a floresta em pé.
A ambição da Natura é que 30% dos insumos consumidos pela companhia sejam provenientes da Amazônia até 2020. Atualmente, esse percentual está em 13,3%. Até lá, a empresa pretende se relacionar com 10 mil famílias na Pan-Amazônia até 2020, movimentando R$ 1 bilhão em negócios na região. Atualmente a empresa tem relacionamento com 2,1 mil famílias na área.
Quando maduros, os frutos se rompem e sementes caem sobre os igapós, formando um tapete vermelho.
Quando maduros, os frutos se rompem e sementes caem sobre os igapós, formando um tapete vermelho.

O manejo da ucuuba também está alinhado ao compromisso da Natura expresso em sua Nova Visão de Sustentabilidade. A empresa pretende ser uma empresa que gera impacto positivo em 2050, o que vai além de apenas reduzir ou mitigar impactos.(#Envolverde/Utopia Sustentável)