quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Paris quer proibir carros no centro da cidade





Como parte das ações para reduzir a poluição em Paris, capital da França, a prefeita Anne Hidalgo anunciou, neste fim de semana, que pretende banir a circulação de automóveis na região central.
Em entrevista ao Jornal du Dimanche (JDD), ela deixou claro que a intenção é restringir o uso de veículos individuais movidos a diesel. Isso será feito inicialmente durante aos fins de semana, até que a proibição seja estendida a todos os dias.
Nos quatro distritos centrais da cidade só poderão entrar bicicleta, ônibus, táxis, carros de entrega e de emergência, além dos veículos de moradores locais. De maneira experimental, serão testados alguns eixos de circulação onde os veículos próprios poderão trafegar. Em alguns locais, só serão aceitos os carros de ultra baixa emissão de poluentes.
A cultura parisiense, com afirma Anne, já está acostumada com o uso do modal para transporte – e não apenas para o lazer. Tendo em conta isso, será dobrado o número de ciclovias nos próximos seis anos. Além de incentivo à bicicleta elétrica, a instalação de postos para recarregar carros elétricos também faz parte dos planos da prefeita.
Todas as medidas integram o projeto de transformar as ruas para que, até 2020, seja priorizado os pedestres e ciclistas.
Menos carros, menos poluição
Os altíssimos níveis de poluição registrados em Paris impulsionam as mudanças. No início deste ano, a prefeitura ofereceu transporte gratuito durante um fim de semana, lançou um serviço de compartilhamento de bike para crianças, iniciou um esquema de rodízio (semelhante ao realizado em São Paulo) para reduzir pela metade o número de veículos nas avenidas.  Não bastasse isso, a prefeita ainda sugere a implantação de um projeto que pretende reduzir a velocidade máxima de toda a cidade para 30 km/h. CicloVivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: