segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Holanda projeta bike inteligente para reduzir acidentes com idosos





O governo holandês tem trabalhado na criação de uma bicicleta inteligente. O modelo está em desenvolvimento pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica aplicada e deve ajudar a reduzir os números de acidentes fatais envolvendo ciclistas, principalmente idosos.
O principal diferencial da bike é o fato de ser equipada com câmeras e sensores de movimento, que informam ao ciclista a presença de um obstáculo à frente ou a proximidade de outro veículo por trás. Os dispositivos são conectados através de um computador de bordo com um sistema de vibração, que faz o guidão da bicicleta tremer para alertar sobre o perigo.
Além disso, o equipamento pode ser conectado a um tablet, para que outras informações do percurso sejam armazenadas e disponibilizadas. A tela do dispositivo também pode ser usada como alerta extra, apresentando um sinal luminoso quando detectar o obstáculo.
A tecnologia foi pensada para facilitar o uso da bicicleta como meio de transporte e tornar as pedaladas mais seguras, principalmente para idosos, que possuem menos reflexos. De acordo com a reportagem publicada na Discovery internacional, 67% dos acidentes registrados em 2013 envolvendo ciclistas na Holanda tiveram idosos como vítimas. “Mais e mais pessoas idosas estão usando a bicicleta, não apenas para curtas distâncias, mas também para distâncias mais longas”, explicou a ministra de Ambiente e Infraestrutura, Melanie Schultz, em declaração à agência AFP. Uma curiosidade sobre a Holanda é o fato de o país ter mais bicicletas do que pessoas.
A expectativa é de que a bike inteligente esteja disponível comercialmente em até dois anos e o preço deve variar de 1.700 a 3.200 euros, com uma possível versão elétrica. Ciclovivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: