quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Fundação recebe voluntários que querem ser guardiões da natureza





Uma oportunidade para doar o tempo, trabalho e talento em ações que beneficiem a conservação do meio ambiente foi aberta pelo Programa de Voluntariado da Fundação Florestal. Por meio dele, é possível atuar em unidades de conservação (UC) paulistas, como parques, florestas estaduais, áreas de proteção ambiental, estações ecológicas e outros.
Podem participar do programa, cidadãos brasileiros maiores de 14 anos (menores de 18 anos precisam da autorização dos responsáveis legais); cidadãos estrangeiros, desde que devidamente regularizados; pessoas jurídicas que atuem na conservação e preservação ambiental, bem como de desenvolvimento social e econômico.

Foto: Adriana Mattoso/Divulgação
São diversas as formas de contribuir voluntariamente, prestando informações e apoio aos visitantes; desenvolvendo projetos de educação ambiental e pesquisa; monitorando e fazendo a manutenção de trilhas, atrativos e instalações; desenvolvendo trabalhos administrativos; participando de grupos de busca e salvamento ou grupos de combate a incêndios; prestando suporte às comunidades do interior e/ou entorno das UCs; em ações de recuperação de áreas degradadas, entre outras atividades.
Quem administra essas áreas é a Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente. São 95 UCs terrestres e marinhas, somando uma área com mais de 4,5 milhões hectares. Estas áreas são de grande importância para a preservação das riquezas naturais do Estado de São Paulo.
Como participar?
Os interessados em participar do Programa de Voluntariado da Fundação Florestal devem acessar o hotsite do programa neste link, preencher os formulários e enviá-los por e-mail para o email: voluntariado@fflorestal.sp.gov.br, com cópia para o e-mail da Unidade de Conservação onde pretendem atuar. Aqui, você confere as unidades de conservação onde é possível atuar.
Para saber mais, entre em contato com a Gerência de Recursos Humanos da Fundação Florestal, pelo telefone: (11) 2997-5013, falar com José Ricardo de Souza.

Nenhum comentário: