sábado, 6 de dezembro de 2014

Balsa movida a energia solar é opção de transporte na Barra da Tijuca





Servir como alternativa ao trânsito intenso na Barra da Tijuca (RJ), oferecer opções de lazer aos moradores do bairro e apresentar o rico ecossistema da região a todos os interessados. Estes são os principais objetivos da Ecobalsas, especializada em transporte lacustre, que atua nos segmentos de transporte de passageiros, lazer exclusivo e passeios ecológicos. Com dez anos de mercado, a empresa possui uma frota de 13 embarcações – de 20 a 140 passageiros –, operando em oito rotas, e tem capacidade para transportar cerca de 80 mil pessoas por mês.
Após anos utilizando apenas veículos com motores elétricos para navegação em lagoas, a Ecobalsas leva para a Barra a primeira balsa movida a energia solar fotovoltaica, que deixa de consumir mil litros de combustível por mês. Com tecnologia alemã, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola de Engenharia da UFRJ.
Um dos serviços já realizado pela Ecobalsas é a travessia de passageiros pela Lagoa de Marapendi por meio de contratos com condomínios e associações. Além de mais cômodo e rápido, o traslado proporciona aos usuários um exuberante passeio - aproximando os moradores da praia e de pontos de lazer e serviços, como clubes, shoppings e centros empresariais e comerciais. A empresa possui mais de 20 condomínios parceiros, como Península, Santa Mônica, Cidade Jardins, entre outros. Há um modelo de embarcação para cada tipo de rota.
Além de traslado, a empresa oferece diversos serviços de lazer e atividades esportivas em meio à natureza e também organiza passeios ecológicos. Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora da região, a empresa realiza tours e excursões escolares, com roteiros elaborados em parceria com biólogos e educadores.
“Investimos e acreditamos nas possibilidades de traslado e de lazer na lagoa, que é tão pouco explorada e conhecida. Os projetos que realizamos visam a promovê-la e torná-la útil e respeitada. Além disso, esperamos contribuir para uma redução de veículos nas ruas, oferecendo uma alternativa em mobilidade urbana para os cariocas”, afirma Georges Bittencourt, diretor da Ecobalsas.
Com a chegada do metrô ao início da Barra, a empresa também já observa a possibilidade de transportar seus clientes até a estação através das lagoas, retirando centenas de carros das ruas. Para pôr o projeto em prática, seria necessário viabilizar o tráfego das embarcações, além de construir um deck.
Todas as embarcações têm aprovação de engenheiros especializados e atendem aos requisitos técnicos exigidos pela Marinha. Ciclovivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: