segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

As 14 melhores dicas de horta e jardinagem de 2014





Durante o ano de 2014 o CicloVivo teve a oportunidade de noticiar muitas coisas boas. Entre os assuntos mais vistos e compartilhados por nossos leitores estão as dicas de jardinagem e cultivo de alimentos. Por isso, nós separamos as melhores dicas do ano, para você relembrar o que já viu e aproveitar o que ainda não viu.
1. Cultivar uma horta em casa é um ótimo jeito de ter sempre alimentos frescos e sem agrotóxicos. Cliqueaqui e veja tudo o que você precisa saber para ter uma horta orgânica no seu próprio quintal.

Foto: iStock
2. Se você precisa de um incentivo extra e também de mais conhecimento técnico, então veja aqui o manual da Embrapa, que ensina a cultivar em pequenos espaços. 

Foto: iStock
3. Espaço para plantar é um problema, principalmente para quem mora em grandes cidades. Mas, é possível ter uma horta em apenas um metro quadrado. Saiba como aqui.

Foto: iStock
4. O Brasil é rico em biodiversidade. Não seria diferente com a quantidade de frutas disponíveis pelo país a fora. Aqui você vai descobrir quais são as dez frutas nativas brasileiras que você precisa provas antes de morrer. 
5. Se as fotos e os direcionamentos do manual sobre hortas caseiras ainda não foram suficientes para sanar todas as dúvidas, aulas em vídeo devem ajudar. Clique aqui e veja como assistir. 

Foto: 
Fastily/cc
6. O sentimento de ter uma horta em casa é tão prazeroso que é impossível não querer compartilhar isso com outras pessoas. O CicloVivo fez uma lista com os 12 passos para começar uma horta comunitária. Vejaaqui quais são eles.
7. Apesar de não ter sido publicada em 2014, o manual de como fazer a horta de garrafa PET do Lar Doce Lar ainda é uma das notícias mais acessadas do site. Ficou curioso para saber como é? Então, clique aqui e coloque a mão na massa. 

Foto: Rosembaum
8. Ainda existem outras formas de fazer uma horta caseira com garrafas PET. Saiba como aqui
9. Sabe aqueles potes de margarina usados em restaurantes e padarias? Eles podem ser transformados em ótimas composteiras. Além de eficiente, esta opção é bastante econômica e vai render ótimos biofertilizantes para ajudar as plantinhas a crescerem mais fortes e bonitas. Clique aqui para aprender como fabricar a sua própria composteira.

Foto: Arquivo Pessoal/Cleber Almeida
10. Mas, o CicloVivo ainda tem outras sugestões de composteiras caseiras e de como utilizá-las. Veja aqui
11. Ter um jardim pode ir muito além da estética. Nós ensinamos algumas técnicas e espécies de plantas que podem ser usadas para aguçar os sentidos das pessoas. Veja aqui como ter um jardim sensorial.
12. Se você quer ter um jardim, mas esbarra na falta de espaço, é possível aproveitar o vão embaixo de escadas para isso. Clique aqui e saiba como.

Foto: Divulgação
13. Os pallets também podem ser usados para driblar a falta de espaço. Os moldes de madeira rendem ótimos jardins verticais. Veja essa dica aqui.
14. Por fim, se você tem uma composteira caseira, com certeza se identificou com essa lista aqui. São 19 coisas que só quem “cultiva” minhoquinhas vai entender.

Foto: iStock

Nenhum comentário: