carro sustentavel ecod Recife terá primeiro sistema de compartilhamento de carros elétricos do Brasil
A empresa escolhida foi a chinesa Zhidou, com os modelos Zd e Zdi. Foto: Divulgação

Boa parte das emissões de gases do efeito estufa são provenientes dos escapamentos dos veículos motorizados. Uma alternativa para minimizar o problema é o aluguel de carros elétricos, realidade comum na Europa e na China. Aqui no Brasil, a primeira iniciativa desse tipo será implantada em Recife, entre os meses de dezembro e janeiro.
Semelhante ao que ocorre com o sistema de compartilhamento de bicicletas, o usuário poderá ir até uma estação, retirar o veículo e devolvê-lo dentro de um prazo determinado.
Serão cinco estações na primeira fase do projeto: Rua do Lima, em Santo Amaro; uma no Derby, no Centro do Recife; em frente ao Cesar e no prédio do antigo Bandepe, no Bairro do Recife; e uma no RioMar Shopping. Para a segunda fase está prevista uma estação no Aeroporto Internacional do Recife.
A empresa escolhida foi a chinesa Zhidou, com os modelos Zd e Zdi. Esses veículos ainda precisam de regulamentação para rodarem em estradas urbanas. Por isso, o projeto vai trabalhar de forma provisória com o Cinquecento, da Fiat, que usa combustível fóssil tradicional (etanol e gasolina).
A ideia é que o projeto também incentive a carona através de um sistema que facilite o compartilhamento de rotas.
Serão três carros elétricos e três a combustão na primeira fase, mas os primeiros rodarão nas ruas apenas em um segundo momento.
Detalhes
O projeto foi criado pelo Porto Digital e a tecnologia utilizada será fornecida pela empresa pernambucana Serttel, a mesma que mantém o Bike PE/Porto Leve. Segundo a assessoria da Serttel, os detalhes do sistema de compartilhamento ainda estão sendo desenvolvidos, mas “deverá ser semelhante às bicicletas, com alguns ajustes necessários”.
O Porto garantiu que o usuário poderá passar uma hora a partir do momento em que destrava o carro até sua entrega em outra estação.
O usuário utilizará um aplicativo para desbloquear e devolver o veículo. A ideia é que o projeto também incentive a carona através de um sistema que facilite o compartilhamento de rotas. “O mesmo carro pode deixar a pessoa em sua residência e seguir para a casa de um outro usuário”, explicou Rossini Barreira, diretor de Comunicação do Porto Digital.
Porto Leve
O sistema faz parte do Porto Leve, que é um projeto guarda-chuva de soluções para a mobilidade. O investimento, que inclui compartilhamento de bicicletas, de carros e vagas de estacionamento no Bairro do Recife é de R$ 5 milhões.
A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) fez novas exigências para assinar o convênio do Porto Digital com a Prefeitura do Recife e, assim, dar início ao novo serviço. O Porto afirmou que esses documentos estarão prontos até final da próxima semana.* Publicado originalmente pelo Mundo BIT , retirado do site EcoD/ Utopia Sustentável.