sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Rali de barcos movidos à energia solar acontece no RJ





Entre os dias 12 e 16 de Novembro, a cidade de Búzios (RJ) receberá o “Desafio Solar Brasil”. Na Orla Bardot, o evento reunirá equipes de sete estados em uma competição entre barcos elétricos movidos à energia solar.
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de novas tecnologias de fontes energéticas renováveis como combustível para a mobilidade, o desafio terá a participação de 23 equipes, representando os estados do Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A iniciativa terá a participação de 300 universitários, 50 professores e orientadores envolvidos. A competição deste ano contará ainda com alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Búzios, que terão a oportunidade de ver, na prática, alguns temas que estudam apenas nos livros. Os estudantes serão selecionados pela Secretaria Municipal de Educação, de acordo com o desempenho escolar.
O evento terá também workshops sobre telemetria e monitoramento, propulsão elétrica, geração de energia elétrica a partir de placas solares, smart grid, assuntos relacionados à geração de energias renováveis, medição inteligente, engenharia elétrica, mecânica, eletrônica e naval, consumo consciente de energia, além de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Foto: Divulgação
O evento, que está na sua 6ª edição, é uma versão brasileira do Frisian Solar Challenge, realizado na Holanda - considerado o principal evento europeu para embarcações solares. O desafio é promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a concessionária Ampla e com o apoio da Prefeitura de Búzios e incentivo da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.
A cidade também receberá, nos dias 17 e 18 de Novembro, o 4º Encontro Endesa Brasil de P&D e Eficiência Energética, que promoverá discussões com especialistas sobre o setor elétrico. Búzios é sede do projeto “Cidade Inteligente Búzios”, uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento da Ampla que estuda a integração entre as tecnologias de redes inteligentes e a sociedade. Ciclovivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: