quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Moradores de cidade coreana ficam um mês sem carro




Enquanto nas cidades brasileiras não é sentida a diferença nas ruas durante o Dia Mundial Sem Carro, já houve país que arriscou um mês inteiro sem a presença dos veículos automotivos. A ideia inovadora foi proposta pela prefeitura de Suwon aos moradores do bairro Haenggung-dong, na Coréia do Sul.
A iniciativa foi alastrada no congresso de mobilidade urbana EcoMobility, que aconteceu na cidade de Suwon em 2013. Durante o evento, foi pedido à população que deixasse os carros por trinta dias consecutivos. Para viabilizar a mudança, antes de dar início ao “Mês Sem Carro”, foram investidos nove milhões de euros no transporte.

A construção de estações de empréstimo gratuito de bikes e distribuição de 500 bicicletas em escolas e empresas foram algumas das ações implementadas na região, que possui pouco mais de quatro mil habitantes. Foram disponibilizadas bicicleta dobrável, triciclo, bicicleta-ambulância, moto elétrica.
“Andei pelo festival e percebi que eu quero isso. Se isso não acontecer com o meu bairro, me mudo para Haenggung-dong!”, exclamou Kim Jeong Hyo, morador de um bairro vizinho. "O congresso foi um enorme sucesso não só pela redução da dependência de carros, como também demonstrou que podemos tornar nossas cidades mais habitáveis”, comentou Konrad Otto-Zimmermann, um dos diretores do festival.

A iniciativa integra as ações do prefeito Yeom Tae-young para transformar o bairro em um local que prioriza a sustentabilidade e acessibilidade. Passado a experiência, que obteve total aceitação no bairro, ainda foi estabelecida uma meta em que cada cidadão terá de reduzir meia tonelada de CO2 até 2015.
O prefeito também afirmou que será priorizado, cada vez mais, o sistema de transporte público, criando um estilo de vida mais sustentável. Desta forma, pretende também tornar a locomoção de crianças e adultos mais segura.




Foto: Ecomobility Festival
CicloVivo