Politica e Democracia para jovens Jornalismo como garantia da democracia
Foto: danijelala / Fotolia.com

A Envolverde acredita que o jornalismo deve manter o olhar atento sobre a política, de forma a oferecer à sociedade a mais correta informação de suporte à governança.
O jornalismo de qualidade é a melhor garantia para uma democracia plural e capaz de oferecer caminhos para uma sociedade megadiversa como a brasileira. Uma mídia diversificada, capaz de olhares múltiplos e atentos sobre cada nuance da economia, da política e da ação social é necessária para que o Brasil seja capaz de assumir suas responsabilidades frente às diferenças regionais. Da diversidade vem a riqueza da sociedade brasileira e para unir esse valor e dar unidade a uma nação relevante no planeta, é preciso que essa sociedade tenha acesso à informação e conhecimento qualificados e não apenas a opiniões e dados desencontrados no ambiente das mídias sociais.
O compromisso do Portal Envolverde nesse momento de reafirmação da teia social é oferecer um jornalismo plural, capaz de contextualizar demandas sociais, econômicas e ambientais que são parte da realidade brasileira e global. Passado o momento eleitoral as forças capazes de alavancar o Brasil em direção ao futuro precisam se recompor e buscar a colaboração necessária para enfrentamentos urgentes em áreas como educação, mudanças climáticas, macroeconomia, urbanismo e para a construção e adequação de modelos que garantam a qualidade de vida dos brasileiros e a liderança do país, por exemplo, em áreas onde a biodiversidade é um magnífico capital.
A democracia não pode prescindir de uma sociedade bem informada e de um jornalismo comprometido com fatos e versões capazes de compor uma teia de conhecimento sobre a realidade. O exercício cotidiano do jornalismo, da busca por dados, fatos e opiniões relevantes para que a sociedade empreenda em direção ao futuro é a missão do Portal Envolverde desde 1996, quando pela primeira vez foi publicado na internet.
O jornalismo da Envolverde conta com o apoio de profissionais, organizações e empresas que veem na informação um fator transformador da sociedade e capaz de fomentar o debate e o empreendedorismo em direção a um futuro desejável, onde a economia sirva à sociedade e o Estado tenha o papel de prover os serviços fundamentais à qualidade de vida e ao desenvolvimento.
Envolverderestrospectiva Jornalismo como garantia da democracia

O olhar atento de jornalistas que tem na informação correta o ideal de uma profissão já definida como o “Quarto Poder” é parte de uma rede garantidora da liberdade e capaz de inibir malfeitos. Mais do que isso, a informação é a base da construção de uma institucionalidade com foco na boa governança do Estado e na garantia dos direitos da cidadania.
O jornalismo brasileiro já demonstrou em outros momentos cruciais da história sua capacidade de oferecer informação relevante e transformadora. Agora é preciso reconstruir essa capacidade e se afastar da crítica fácil, da piada pronta, da bazófia e reconquistar os espaços de mídia para a tarefa fundamental de apoiar a cidadania e o empreendedorismo estruturante de um novo modelo de desenvolvimento.
O jornalista, profissional que nos últimos anos tem sofrido ataques e a tentativa de desconstrução de sua relevância para a sociedade, precisa reagir, resgatar o ideal do informar, do investigar, do confrontar ideias, dados e fatos que permitam aos empreendedores políticos, econômicos e sociais a estruturação de suas ações.
O profissional de jornalismo vive um momento mágico. Alguns anos atrás para o exercício da profissão era necessário um volume imenso de capital que pudesse construir e manter mídias convencionais como jornais, revistas ou emissoras de rádio e TV. Hoje essa realidade está em transformação. A sociedade busca suas informações em outros canais. Cabe ao jornalista se impor nesse cenário como garantidor da informação de qualidade.
É nesse ambiente de transmutação que a Envolverde surgiu e cresceu e busca se manter relevante para o diálogo necessário para a governança desse país continental que carrega o nome de árvore e uma das maiores diversidades geográficas,  ambientais e humanas do planeta.
O bom jornalismo é fundamental e estruturante para o Brasil dos próximos. O Portal Envolverde seguirá na trilha de sua missão, que é “Ampliar o conhecimento social da sustentabilidade através do jornalismo e da comunicação e ser parte de um processo transformador da sociedade em direção à uma economia sustentável”. (Envolverde)