segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dinamarquês transforma aspiradores de pó velhos em luminárias retrô





O artista dinamarquês Kristian Linneberg Sørensen encontrou em um utensílio inusitado a matéria-prima para a criação de peças decorativas exclusivas. O designer transformou tampas de antigos aspiradores de pó em lustres e luminárias.

Foto: Divulgação
Em declaração ao site Recyclart, Sørensen explica que a ideia surgiu a partir da vontade de pegar algo velho e fazer disso um produto novo. O material escolhido foram os aspiradores de pó da marca Nilfisk, muito comercializados em seu país e em toda a Europa desde a Primeira Guerra Mundial, mas que depois da década de 70 foram substituídos por modelos mais modernos.

Foto: Divulgação
As criações do dinamarquês comprovam que muitas coisas podem ganhar uma utilidade inusitada, bastante diferente do propósito ao que foram pensadas inicialmente. “É um contrate elegante entre estas máquinas retrô e como eles podem ser reutilizados no ambiente de hoje, um prova de que um bom design pode durar, abrangendo várias era, contra a obsolescência planejada”, explicou Sørensen ao Recyclart.

Foto: Divulgação
O artista desenvolveu seis tipos diferentes de luminárias, que reaproveitam praticamente todos os detalhes e cores das peças originais. Mesmo tendo um ar antigo, ela se adapta perfeitamente a ambientes contemporâneos.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário: