sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Contêineres são transformados em moradia popular no Reino Unido




A falta de moradia é um problema presente em todo o mundo. De acordo com o último levantamento da ONU sobre o tema, feito em 2005, havia cem milhões de pessoas desabrigadas em todo o mundo. Mas, a especulação é de que o número atual seja o dobro disso. Para resolver este problema, ou pelo menos parte dele, a Brighton Housing Trust, uma organização britânica, criou moradias temporárias feitas em contêiner.
O projeto foi desenhado pelos arquitetos do escritório QED, inspirado em construções comuns na Holanda. O complexo possui 36 apartamentos em contêineres e está instalado em um antigo depósito de sucatas de metal no centro da cidade de Brighton, na costa sul do Reino Unido.

Foto: Divulgação
Em declaração ao site World Architecture News, o diretor da QED, Ross Gilbert, explicou que a experiência tem sido bem sucedida e que os moradores se mostram bastante satisfeitos com a estrutura. A confirmação desta informação veio através de uma pesquisa realizada pela socióloga Juliet Amoruso, da Universidade de Sussex. Entre os moradores, 94% deles disseram que a moradia é melhor do que o local em que eles se abrigavam antes. Os três itens que eles mais gostam são: ter a própria cozinha, a porta da frente e chuveiro.

Foto: Divulgação
O conjunto habitacional também conta com outras iniciativas para proporcionar melhores condições de vida aos moradores. Existe uma horta coletiva e são realizadas festas de confraternização para estimular a interação entre os vizinhos, assim como em qualquer outro condomínio.

Foto: Divulgação
Gilbert explica que o maior desafio do projeto são os gastos com energia. Mesmo estando no litoral, Brighton é um local que sofre com as baixas temperaturas no inverno e os picos de calor no verão. Por ter a base inteira em contêineres, o conforto térmico só é possível com o auxílio de sistemas de calefação, que acabam elevando os gastos com eletricidade. Mas, a equipe já estuda análises da qualidade térmica interna para encontrar formar mais eficientes de prover as condições ideais. CicloVivo/Utopia Sustentável

Nenhum comentário: