sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Rio de Janeiro é a cidade com mais ciclovias na América-Latina





O Rio de Janeiro se tornou a Capital Latino-Americana de Ciclovias. O título foi concedido à cidade nesta semana, após a capital fluminense superar Bogotá, na Colômbia, em quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. A expansão da malha cicloviária faz parte dos projetos de mobilidade urbana visando os jogos olímpicos de 2016, mas os resultados acabaram aparecendo antes do previsto.
Após uma visita técnica realizada na última segunda-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, foi constatado que existem 380 quilômetros de ciclovias cortando as ruas do Rio de Janeiro, enquanto a capital colombiana possui 376 km, a segunda maior malha cicloviária da América-Latina.
De acordo com a Prefeitura do Rio, atualmente 5% da população local utiliza a bicicleta como meio de transporte diariamente, principalmente para completarem trajetos curtos. Mas, o intuito é expandir e facilitar ainda mais o uso da bike como uma alternativa segura para os deslocamentos na cidade.
A meta governamental é de que o Rio de Janeiro tenha 450 quilômetros vias exclusivas até 2015. As ciclovias devem se espalhar por diferentes bairros para que sejam usadas realmente opção para o transporte e não apenas para o lazer. Para tornar essa malha ainda mais eficiente, a prefeitura local planeja destinar mais espaço para as bicicletas nos metrôs e oferecer paraciclos, bicicletários e aluguel de bicicleta para quem mescla a bicicleta com o transporte coletivo.  CicloVivo