Seminário reunirá os maiores especialistas do mundo em portos e hidrovias.
A Coppe/UFRJ promove, de 10 a 12 de setembro, o Seminário Internacional de Portos e Hidrovias (SIPH), que discutirá o uso integrado e sustentável do mar e da rede fluvial. O evento contará com a participação dos maiores especialistas da área, nacionais e estrangeiros, representantes de órgãos governamentais e empresas do setor. A abertura será na próxima quarta-feira, dia 10, às 9h, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Cidade Universitária.
O objetivo do seminário é contribuir para um melhor direcionamento das pesquisas e estudos nacionais relacionados à questão dos portos e hidrovias. No encontro serão debatidos temas como mudanças climáticas e seus impactos, erosão costeira, renaturalização de rios e estuários, planejamento e desenvolvimento sustentável.
“Há uma mudança de paradigmas, em nível mundial, em relação à concepção de projetos voltados para o meio costeiro e fluvial, tendo como ponto de partida o funcionamento dos sistemas naturais. Precisamos discutir o desenvolvimento portuário e hidroviário no Brasil, pois não precisamos e nem devemos repetir os erros dos países desenvolvidos. É papel da universidade contribuir para esse debate”, afirma a coordenadora do evento, Susana Vinzon, professora do Programa de Engenharia Oceânica da Coppe.
A sessão de abertura do seminário contará com as presenças do reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, e do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa. Entre os conferencistas estão confirmados os nomes de: Segen Estefen, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias (INPOH) e professor da Coppe; Maria Luíza Gusmão, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ); Isaura Frega, presidente do INEA (RJ); Tiedo Vellinga, da administração do Porto de Rotterdam; Huib de Vriend, diretor da Ecoshape (Holanda); Ian Townend, ex-diretor da Associação Britânica de Portos; e Ashish J. Mehta, professor do Departamento de Engenharia Civil e Costeira da Universidade da Flórida, entre outros. Está prevista a tradução simultânea das palestras. Veja a programação completa em: http://semintportosehidrovias.webnode.com.