terça-feira, 9 de setembro de 2014

Com fotos de viagens de Amyr Klink, exposição alerta para o consumo consciente


São Paulo será a primeira cidade do país a receber a exposição “Linha D’Água”, que poderá ser conferida a partir desta segunda-feira (8) no Espaço Cultural Conjunto Nacional. A mostra reúne 30 fotografias do acervo do velejador Amyr Klink, que, além de ter realizado mais de 40 viagens oceânicas, tornou-se referência nacional quando se fala em consumo consciente, especialmente da água.
Quantos litros de água você gasta por dia? A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que cada pessoa gaste, somando suas atividades domésticas e de higiene, de 50 a 100 litros diários. O mundialmente respeitado navegador brasileiro passou 100 dias num barco a remo consumindo 2,7 litros de água por dia, e garante que foi suficiente. Estas e outras curiosidades fazem parte da exposição.
“Linha D’Água” é dividida em 03 módulos, que remetem aos três barcos usados por Amyr Klink em algumas de suas principais expedições: barco a remo I.A.T., Paratii e Paratii II. Ao todo são 30 fotos das expedições do velejador, dispostas em painéis que também contém textos sobre as viagens.
Todo o material expositivo é montado em base sustentável, seguindo assim os princípios do projeto de estimular a reflexão sobre consumo consciente. A exposição é gratuita e fica em cartaz em São Paulo até o dia 2 de outubro.

Palestras
Além da exposição fotográfica, o público de São Paulo poderá conferir ao vivo duas palestras com Amyr Klink. A primeira será no dia da abertura da exposição, nesta segunda (8) às 19h. A segunda, no dia 18 de setembro, às 10h. As palestras vão acontecer no Cine Livraria Cultura, no Conjunto Nacional. Amyr Klink fala sobre as estratégias de consumo ligadas ao consumo d'água, mostrando que planejamento, precisão e consciência são fundamentais.
Curiosidades: Por que vale a pena visitar a exposição?

- Em 2014, Amyr Klink comemora 30 anos de sua travessia oceânica pelo Atlântico Sul em barco a remo. A viagem durou 100 dias e, até hoje, Amyr é o único homem do mundo a realizar esta façanha.
- Foi essa viagem que deu origem ao livro “100 dias entre céu e mar”, que ficou por 31 semanas consecutivas na lista dos 10 livros mais vendidos de não-ficção no Brasil.
- Os visitantes vão poder conhecer de perto o barco original I.A.T., com o qual a viagem foi feita.
- Algumas das fotos da exposição são de autoria de Marina Klink, esposa de Amyr Klink, que, desde os anos 80, já registrava belas imagens de esportes de aventura como asa-delta e competições de iatismo. Velejadora com mais de uma centena de competições no currículo, tornou-se uma das mais respeitadas fotógrafas de natureza do país. Seus primeiros registros pela Antártica aconteceram em 1995. Após 13 viagens para a região, reuniu 180 imagens no livro ‘Antártica - A Última Fronteira’.