segunda-feira, 15 de setembro de 2014

10 campanhas em outdoors sustentáveis pelo mundo





Os outdoors podem ir muito além da publicidade e, em alguns casos, sua utilidade até mesmo ultrapassa o nível comercial. O CicloVivo separou uma lista com dez exemplos de como esta ferramenta também pode ser usada para multiplicar conceitos de sustentabilidade.
1- Outdoor que produz água
Criado pela agência de publicidade Mayo DraftFCB, em parceria com a Universidade de Engenharia e Tecnologia de Lima (UTEC), o painel foi instalado na capital peruana, que sofre com a escassez de água potável. O outdoor possui um sistema que absorve as partículas de água presentes na atmosfera e, logo depois filtra o líquido adquirido, para que as pessoas possam consumi-lo sem nenhum problema. A estrutura possui um tanque capaz de armazenar mais de 95 litros de água. (saiba mais aqui)

Foto: Divulgação
2– Outdoor que cria moradias
O “Project Gregory Ad” traz uma proposta para minimizar a falta de moradia. Ele transforma os espaços de outdoors em pequenas residências.
A ideia, criada na Eslováquia, pode ser replicada em qualquer outro lugar. O intuito é aproveitar o investimento publicitário para patrocinar as construções. (saiba mais aqui)

Foto: Divulgação
3-  Outdoor feito com lixo eletrônico
Com o slogan “Não importa onde você comprou, nós reciclamos” o outdoor da Best Buy, instalado na Times Square em 2010, foi todo feito com lixo eletrônico. A palavra “e-cycle” foi feita com peças de monitores e computadores antigos. A campanha para a promoção de reciclagem de lixo eletrônico foi criada pela agência CP+B Boulder, USA.

Foto: Divulgação
4- Outdoor que produz energia solar e eólica
O primeiro painel publicitário abastecido por energia eólica e solar foi instalado em 2011 em Londres, na Inglaterra, pela empresa japonesa Ricoh. São 96 painéis solares e cinco turbinas eólicas individuais gerando energia.
As duas fontes energéticas são armazenadas e usadas para iluminar o outdoor. Dessa fomra, ele ilumina-se somente quando há energia suficiente recolhida, ou seja, seu funcionamento depende muito das condições atmosféricas. A Rainmaker Londres foi a agência responsável pela criação do painel. (saiba mais aqui)

Foto: Divulgação
5 – Outdoor que dá o exemplo
Uma campanha de 2007 chamou a atenção por sua simplicidade e criatividade. Com a frase “Use eletricidade com sabedoria”, o outdoor pertence à Eskom, uma distribuidora de energia sul-africana. A campanha foi criada pela Ogilvy Cape Town, África do Sul.

Foto: Divulgação
6- Outdoor caído
O outdoor caído substitui uma árvore para chamar a atenção de quem passa por ele. Além do formato, ele traz a frase: “se fosse uma árvore, você nem teria notado”. A propaganda foi criada para recepcionar os participantes de um congresso mundial de biodiversidade em Curitiba, patrocinado pelo HSBC. A campanha foi criada pela agência JWT Curitiba.

Foto: Divulgação
7- Outdoor que só usa o necessário
A campanha criada para a Companhia de Água de Denver foi muito inteligente no momento de passar sua mensagem de consumo consciente. Levando a ferro e fogo a frase “Use apenas o que você precisa”, a empresa abriu mão de parte da estrutura convencional dos outdoors. A campanha foi criada pela agência Sukle Denver, EUA.

Foto: Divulgação
8 - Outdoor que expõe o lixo jogado da rua
A campanha “Lixo no Mar” foi veiculada pela Bahia Marina em 2013 para comemorar o Dia do Meio Ambiente. A ação teve o objetivo de trazer uma reflexão sobre o impacto ambiental causado pelas atitudes da população.
A peça foi desenvolvida com resíduos encontrados na avenida em que o outdoor foi veiculado, como plásticos, garrafas, pneus velhos, dentre outros materiais que foram descartados de forma incorreta e que podem parar no fundo do mar. Os dejetos foram colados um a um na placa de outdoor, poluindo a peça aos poucos, ao longo do período de veiculação. A criação é de responsabilidade da agência Engenhonovo.

Foto: Divulgação
9- Outdoor feito com madeira reutilizada de obra
A Leroy Merlin reutilizou madeira da obra de sua primeira loja sustentável no Brasil para fazer o seu outdoor.
O painel publicitário de 2009, criado pela MPM, traz a seguinte frase pintada na madeira: “Nova Leroy Merlin. Tão preocupada com o meio ambiente que a madeira da construção virou placa”.

Foto: Divulgação
10- O anti-outdoor
Construído na cidade de Blaine, Washington, na fronteira dos EUA com o Canadá, a enorme estrutura feita de aço emaranhado forma uma janela para uma visão clara do céu e da paisagem à frente.
Em uma época onde somos inundados com propagandas que nos distraem do que estamos fazendo e para onde estamos indo, o chamado "Non -Sign II " faz exatamente o oposto, lembrando-nos de nosso entorno. A obra de arte, que também questiona a cultura do consumo, foi construída pelo estúdio Daniel Mihalyo a pedido do governo federal dos EUA.

Foto: Divulgação
CicloVivo