parklet destaque ecod São Paulo inaugura seu sexto parklet e amplia área de convivência aos cidadãos
Em abril deste ano, o parklet (“vaga viva”) foi transformado em instrumento urbanístico da cidade de São Paulo por meio do decreto 55.045 sancionado pelo prefeito Fernando Haddad. Nesta quarta-feira, 13 de agosto, a sexta unidade dessa estrutura – cujo objetivo é oferecer espaços públicos de convivência aos cidadãos, em vez de vagas para carros – será inaugurada no bairro do Paraíso.
A introdução do parklet no bairro do Paraíso se deu por meio de um estudo de viabilidade desenvolvido peloInstituto Mobilidade Verde. A região conta com muitos moradores idosos, jovens casais com filhos e escolas muito próximas. “Este processo contou com mapeamento de stakeholders (membros da comunidade), comércio local, moradores e parceria com a gestão pública. Junto com o parklet foi introduzido uma vaga de carros para idosos”, explicam os organizadores da iniciativa.
Em uma vaga de estacionamento para dois carros na via pública, onde param em média 40 veículos por dia, um parklet pode receber 400 pessoas diariamente. “Os parklets ou áreas de convivências, são espaços vivos que resgatam um pouco da história local. Nós queremos incentivar as pessoas a fazer novas amizades, conhecer seus vizinhos, descansar ou comer um lanche, trabalhar em espaços abertos, públicos e convidativos”, justifica o Instituto Mobilidade Verde.
O projeto foi idealizado pelo Instituto Mobilidade Verde, Contain(IT), Zoom Arquitetura e H2C Arquitetura, como uma intervenção urbanística que discute de forma ampla o uso do solo, restrição o estacionamento de carros na via pública e criação de mais espaços de qualidade para as pessoas.
Localizado no coração cultural e econômico da cidade de São Paulo, o bairro do Paraíso dá início à famosa Avenida Paulista. Entre os seus moradores ilustres destacam-se a escritora Zélia Gattai (1916-2008), que foi casada com Jorge Amado, e o próprio prefeito da capital paulista, Fernando Haddad.
Parklet
É uma extensão de calçada com mobiliário urbano, cujo objetivo é oferecer espaços de convivência de qualidade para população. Faz parte de um projeto urbanístico que visa elevar o número de espaços de públicos. É também uma forma de melhorar a qualidade de vida, incentivar a cultura de paz e tolerância entre as pessoas.* Publicado originalmente no site EcoD.