sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Projeto curitibano empresta livros gratuitamente em paradas de ônibus





O projeto de empréstimos de livros em paradas de ônibus na cidade de Curitiba tem feito sucesso. Apelidada de Tuboteca, a iniciativa chegou à arrecadação de 76 mil obras, doadas pela própria população e por empresas parceiras.
Os livros ficam disponíveis em prateleiras e são de uso livre. Assim, qualquer pessoa que se interessa por um dos títulos pode leva-lo para ler, com o compromisso de que o trará de volta, para que assim ele seja útil para outras pessoas e a rede de empréstimos continue.
“Eu sempre empresto livros nas Tubotecas. Eu pego e devolvo livros toda semana. O projeto é excelente, uma oportunidade de todos poderem ler sem custo. Normalmente um livro custa R$ 25 ou R$ 30 e isso pesa no orçamento. Aqui não, você pega o livro numa boa, traz de volta e tudo bem”, esclarece a aposentada Sueli Vieira Gonçalves, em declaração ao site da Fundação.

Foto: Divulgação
A Fundação Cultural de Curitiba é a responsável por gerenciar o projeto, receber as doações e cuidar para que os livros estejam sempre disponíveis à população. A organização informa que, mesmo alcançado um alto número de arrecadação, ainda é necessário contar com o apoio de mais doadores, para que a Tuboteca seja ainda mais eficiente.
Como doar
A organização faz algumas restrições para que o projeto mantenha a sua qualidade e perfil. Assim sendo, são aceitos livros de literatura, contos, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil, infanto-juvenil.
Redação CicloVivo