segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Estúdio alemão reaproveita gavetas para construir móveis





Imagine criar móveis customizados a partir de gavetas usadas. É essa a proposta do projeto “1000 gavetas” do estúdio de design alemão Entwurf-Direkt. Reaproveitando o material, a empresa é capaz de fabricar os mais diversos e criativos mobiliários.

Além de sustentável, reutilizar gavetas permite ao estúdio criar peças únicas e personalizadas para cada um dos clientes. Com a técnica foi possível, por exemplo, criar uma mesa com troncos de árvores que seriam descartados. A peça tomou forma em apenas dois dias e foi exposta em Portland, Oregon (EUA). Da mesma maneira, uma série de móveis de cozinha foi construída com madeiras que serviam como pisos de vagões antigos.

Criado em 2001, o estúdio nasceu como um ambiente que abriga loja, evento e arte local. A ideia é que ele pudesse ser usado tanto como um espaço artístico quanto uma loja aberta ao público – onde aconteceria exposições, ciclo de palestras, debates e outros eventos.

“Quando começamos nosso projeto partimos com a ideia em mente que transformaríamos mil gavetas. De longe já ultrapassamos esse objetivo, no entanto, continuamos chamando pelo mesmo nome como uma referência”, afirma os criadores do projeto no site.

Montar novos formatos, encaixar diferentes tamanhos e cores. A criatividade é o principal ingrediente para o sucesso do projeto. “Nosso desejo é reviver a própria beleza das coisas. Nós sempre fomos fascinados por todas as coisas usadas ou descartadas, em particular, as velhas gavetas”.




Redação CicloVivo