brasil 2 Passada a Copa das Copas, ainda devemos um projeto de País
Foto: Divulgação/Internet

Segundo jornalistas internacionais o Brasil organizou a melhor Copa do Mundo de Futebol da FIFA de todos os tempos, e os turistas estrangeiros elogiaram a nossa terra e a nossa gente; e se encantaram com as nossas belezas diversas.
Dezenas de outros dados demonstraram que o País foi bem-sucedido na organização desse grande evento esportivo que atraiu a atenção de bilhões de pessoas do mundo inteiro. Os impactos positivos da Copa das Copas permanecerão por muito tempo aqui e lá fora.
Passada a euforia das disputas nos gramados, o fundamental agora é dar conta dos desafios do cotidiano, aqueles que são de conhecimento público, e muitos deles estão na pauta há décadas. Sai de cena o futebol e entra no jogo a política. Ou melhor, a política é uma dinâmica permanente, que nunca deixa o palco nem as arenas.
No curto prazo, teremos eleições para presidente, governadores, senadores e deputados. A propaganda nos meios de comunicação terá início em poucas semanas e os candidatos já estão definidos.
Para além dessa disputa mais imediata, continuamos devendo um projeto de País, de longo prazo, que defina e estabeleça compromissos e metas para elevar os cidadãos brasileiros ao patamar de vida e de dignidade das grandes nações com bem-estar social.
Como fomos muito bem-sucedidos, talvez a FIFA nos ofereça em um prazo menor do que 64 anos a terceira oportunidade de organizar uma Copa do Mundo de Futebol. Mas antes desse intervalo – quem sabe de três décadas – gostaria de viver em uma nação digna para todos, em todos os sentidos, caminhos, e direções, independente da estação do ano, das efemeridades da natureza ou de eventos passageiros. Por aqui, fico. Até a próxima. (Envolverde)

(Envolverde)