45 300x203 Com mais consciência social e menor dano ao meio ambiente, Natura cresceA Natura, empresa de ponta genuinamente brasileira do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, promoveu encontro em sua fábrica, em São Paulo, para anunciar o início de nova fase de crescimento dos negócios com base não apenas na redução do seu impacto ambiental, mas sim com a perspectiva de gerar uma forte conexão com a sociedade por meio do firme engajamento e integração de seus colaboradores para disseminação de sua cultura e processos.
“A Visão de Sustentabilidade Natura expressa nossa ambição de impactar fortemente todos os âmbitos em que atuamos, desafio que só poderá ser alcançado a partir do contínuo envolvimento e da colaboração de toda a nossa rede de relações”, explica Marcelo Bicalho Behar, diretor de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais.
Em 2013, o setor de Higiene e Beleza cresceu 10,6% no Brasil, segundo dados do Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Sipatesp/Abihpec). Foi uma expansão tímida em comparação com anos anteriores, já que está diretamente associada à renda disponível dos consumidores.
No caso da Natura, sua participação de mercado sofreu retração de 1,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ainda assim, o saldo de desempenho de suas ações de mercado é positivo em 638%, contados a partir de 2004, quando abriu seu capital. Ainda no ano passado, foram investidos mais de R$ 500 milhões na área de inovação e tecnologia e sua receita líquida atingiu R$ 7 bilhões, cerca de R$ 3 bilhões a mais em relação a 2009.
Desde 2010, os produtos da Natura têm sido desenvolvidos com base em uma calculadora eletrônica de carbono, que possibilita conectar as diferentes áreas da empresa e assim medir com mais precisão o impacto no meio ambiente provocado por escolhas como matéria-prima e design, por exemplo. “Na saída, o setor de desenvolvimento já sabe quanto determinado produto terá influência na cadeia ambiental e pode optar por materiais cujos efeitos sejam menores. No ano seguinte, a linha EKOS conseguiu baixar em 45% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) com o replanejamento das embalagens e dos cartuchos utilizados”, descreve Keyvan Macedo, Gerente de Sustentabilidade. Este desafio influenciou a criação de um sistema de gestão do tema em todas as etapas dos processos de desenvolvimento, produção e comercialização dos produtos.
Natureza menos agredida
É acentuada a disposição da Natura em cuidar melhor do planeta. O Relatório de 2013 mostra uma redução de emissão de gás carbônico de 33,2%, atingindo assim a meta estabelecida em 2007, quando o Programa Carbono Neutro foi lançado. “Em 2006, para cada kg de produto manufaturado, era gerado o equivalente a 4,18 kg de CO2. Em 2013, este índice caiu para 2,79 kg”, de acordo com o informe. Com números tão animadores, a empresa já estabeleceu outros 33% de redução de emissões para 2020. Dentre as linhas de produtos que mais contribuíram para o resultado estão a EKOS e a Sou, lançada há um ano, que conta com produtos com até 60% de redução de gás estufa.
A calculadora eletrônica também está sendo usada pela companhia para quantificar a geração de resíduos nas principais fases da cadeia de produção, desde o processo fabril até o descarte pelos consumidores. Ainda em 2014, a empresa espera aprimorar mais sua metodologia para medir a pegada hídrica – volume total de água usado durante a produção e consumo – e estruturá-la da melhor forma.
Outra forma de influenciar o estimulo sustentável junto ao consumidor está na inclusão da Tabela Ambiental nos rótulos e interiores das embalagens dos produtos. Inspirada na Tabela Nutricional, os dados remetem a porcentagens de impacto de vários itens da fabricação e do produto em si no meio ambiente.
Ao longo do tempo
O vídeo “Mudanças Climáticas” apresenta uma cronologia das principais ações sustentáveis da Natura
  • 2007: Substituição do álcool normal por álcool orgânico = colheita sem queimada e sem utilização de fertilizantes no plantio da cana de açúcar
  • 2009: Redução de energia com uso de geradores na fábrica de Cajamar (SP)
  • 2010: Desenvolvimento de produtos passa a ser acompanhado por uma Calculadora de Carbono, que possibilita conectar as diferentes áreas da empresa, além de escolher melhor matéria-prima, tecnologia e design para impactar menos o meio ambiente
  • 2011: Distribuições de caixas com menor altura para as CNs implicando melhora na aparência e aumento do espaço nos caminhões de distribuição, com consequente economia de combustível e menos emissão de poluentes
  • Produtos: ‘vegetalização’  nas fórmulas, além de embalagens com PET reciclado e PE (polietileno) verde, feito do bagaço da cana
  • Transporte e logística: inauguração de novos centros de distribuição no Brasil, descentralizando a separação dos pedidos e otimizando o tempo de entrega. Incentivo ao transporte marítimo para abastecer as operações na América Latina.
  • Entre 2011 e 2012: caldeiras movidas a GLP e diesel da fábricas de Cajamar (SP) e Benevides (PA), respectivamente, foram substituídas por etanol e biomassa
  • Educação do consumidor: Tabela Ambiental traz nos rótulos e interiores das embalagens informações sobre o produto e a embalagem, com porcentagens de impacto calculadas em base seca
  • A partir dos dados de emissão de CO2 para geração de vapor, empresa opta por geração de energia via  interligação de rede eólica. Redução de uso de energia elétrica na sede de Cajamar
  • Compra de crédito de carbono como forma de compensação das emissões que não podem ser evitadas
  • Modificação no formato da Revista Natura
Assista ao vídeo:
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(Envolverde)