Base flutuante doada pelo WWF-Brasil ao ICMBio para proteção do Parque Nacional do Juruena
© WWF-Brasil / Jorge Eduardo Dantas

O WWF-Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) renovaram, no último dia 31, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre as organizações, em evento realizado na sede do ICMBio, em Brasília. O Acordo estabelece e regulamenta as ações desenvolvidas em parceria para apoiar os processos de criação e demais atividades de suporte à implantação, gestão, monitoramento e avaliação de unidades de conservação (UCs) e à gestão integrada dessas áreas.
O novo ACT, que tem validade até março de 2019, foi assinado pelo presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, e pelo superintendente de Políticas Públicas do WWF-Brasil, Jean Timmers. “O acordo regula as ações desenvolvidas pelo WWF com o ICMBio e potencializa ações que irão resultar no alcance dos objetivos das unidades de conservação, auxiliando em sua manutenção e sustentabilidade”, explica Timmers.
A primeira fase do ACT teve vigência entre os anos de 2009 a 2013. Os principais destaques do período foram o apoio ao Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa); a avaliação da efetividade de gestão das UCs; o estabelecimento e fortalecimento dos mosaicos de UCs; e o fortalecimento dos mecanismos de gestão e de funcionamento de diversas UCs na Amazônia, no Cerrado-Pantanal e na Mata Atlântica. Nestas unidades, o WWF-Brasil apoiou diretamente a elaboração e revisão de planos de manejo, formação e fortalecimento de conselhos gestores, produção sustentável e uso público. Além disso, o Acordo firmou parceria para a disponibilização de informações no Observatório de UCs (link ao lado).
Dentre as UCs apoiadas, podemos citar: o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá; a Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre; o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais; e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.* Publicado originalmente no site WWF Brasil.