Banner VII Feira rSE “Sustentabilidade, o motor da Inovação”
Este será o tema do Fórum da VII de Feira de RSE Bacia de Campos que acontecerá de 6 a 8 de maio, no Clube Cidade do Sol.
A introdução do conceito de sustentabilidade no setor empresarial produz não só inovações organizacionais e tecnológicas, mas receita e lucro, transformando o cenário competitivo com empresas reformulando produtos, tecnologias, processos e modelos de negócios que levam em conta a redução dos impactos socioambientais.
O Fórum da VII Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de maio no Clube Cidade do Sol, em Macaé, RJ, terá como tema central “Sustentabilidade, o motor da Inovação”. Para discutir essa e outras questões ligadas à responsabilidade socioambiental e sustentabilidade, foram convidadas personalidades com reconhecida expertise no assunto.
A Feira de RSE Bacia de Campos, realização da Revista Visão Socioambiental, com o patrocínio das prefeituras de Macaé e Rio das Ostras, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Itaipu Binacional e o apoio da Eletronuclear, Sistema Firjan, Projeto Sentrinho e Clube Cidade do Sol, define a cada ano um tema central gerador de debates e em torno desse tema são organizadas várias atividades, além de estandes de empresas, organizações não governamentais, empreendedores sociais, poder público e universidades. Das atividades paralelas, destacam-se: Rodada de Negócios Sustentáveis, Cinema Socioambiental, oficinas de reciclagem e plantio de mudas, Cozinha Brasil do Sistema Firjan, fórum de palestras e debates e workshops empresariais.
A entrada para a Feira e o Fórum é gratuita e visitas de grupos poderão ser agendadas com antecedência, pelo sitefeirarsebaciadecampos.com.br.
Fórum da VII Feira de RSE Bacia de Campos
Dia 06 de maio – terça-feira
15 horas – Painel: “Sustentabilidade: o motor da Inovação”
Ladislau Dowbor - Formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suiça; doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia); professor titular no departamento de pós-graduação da PUC de São Paulo, nas áreas de economia e administração.
Ronaldo Paranhos - Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela UFF, doutorado em Welding Technology (University of Cranfield). Professor associado da UENF na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Diretor de Inovação da UENF.
16h30m – Painel: “Estratégias para preservar ecossistemas 
costeiros de Macaé e região”
Marcelo Pessanha – Diretor do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Rodrigo Lemes Martins – Biólogo, doutor em Ecologia, professor adjunto da UFRJ/Campus Macaé.
Salvatori Ceciliano - Pesquisador da Fiocruz e do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos).
Moderadores – Martinho Santafé – Jornalista, ambientalista, editor da Revista Visão Socioambiental, co-organizador da Feira de RSE Bacia de Campos, filiado à Rede Ethos de Jornalistas; Arthur Soffiati – Historiador ambiental, escritor, pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da UFF, militante ambientalista.
18h30m – Painel: “Sustentabilidade : um olhar crítico multidisciplinar”
Izabela Maria Rezende Taveira - Graduação em Administração de Empresas e Pedagogia Mestrado em Marketing e Doutorado em Administração FGV. Professora da graduação e do mestrado em Administração da UFF. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing.
Fabianne Manhães - Professora adjunta e coordenadora do curso de Direito em Macaé na UFF. Doutora em Direito pela UERJ. Mestre em Direito pela UNIFLU. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direito constitucional, direito administrativo, direito internacional, direito ambiental e direito urbanístico.
Cândido Francisco dos Santos e Silva - Professor adjunto da UFF, membro do grupo de pesquisa: Democracia, Estado de Direito e Cidadania – vinculado ao CNPQ pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF.
Isabel Balloussier Cerchiaro – Graduada em Administração de Empresas (Universidade Cândido Mendes), em Pedagogia (UFRJ), mestrado em Marketing (Kingston University) e Doutorado em Administração (FGV). É chefe de departamento e professora da graduação em administração no ICM – Macaé.
Mediadora – Ludmila Rodrigues Antunes - Professora adjunta na UFF/ ICM /MAC. Doutora em Economia na área de Política Social no IE/ Unicamp; professora convidada da Especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor do IE da UFRJ. Líder do grupo de pesquisa Estudos sobre dilemas e desafios da sustentabilidade em municípios recebedores de royalties no Estado do RJ.
Dia 07 de maio – quarta-feira
15 horas – Palestra: “Planejamento estratégico, gestão de mudança e inovação nas empresas”.
Rosa Alegria - Mestre em Estudos do Futuro (Universidade de Houston, EUA), vice-presidente e co-fundadora do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, diretora-fundadora da Perspektiva – consultoria especializada em pesquisa de tendências, desenvolvimento de cenários e criação de estratégias.
16h10m – Palestra: “Coleta Seletiva Solidária”
Rosane Mendonça – Bióloga, coordenadora Regional do Programa Coleta Seletiva Solidária do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) Região Lagos I e II.
17h20m – Palestra: “Fomento à gestão dos gases de efeito estufa e à verificação por terceira parte em pequenas e médias empresas no Brasil”.
Luiz Cláudio Lemos – Analista Técnico na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, tutor na Universidade Federal de São Carlos.
Dia 08 de maio – quinta-feira
15 horas – Palestra: “Arquitetura Sustentável”
Viviane Cunha - Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela University College of London, consultora, professora e diretora da primeira empresa licenciada na América Latina para avaliar edifícios e comunidades sustentáveis pelo selo BREEAM, o mais antigo e utilizado no mundo.
16h10m – Palestra: “Programa SESI Cozinha Brasil e investimento social privado”
Fernanda Chaves de Oliveira - Nutricionista da Assessoria de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN
17h20m – Palestra: “A Economia do Consumismo”
Martinho Santafé – Jornalista, ambientalista, editor da Revista Visão Socioambiental, co-organizador da Feira de RSE Bacia de Campos, filiado à Rede Ethos de Jornalistas.