terça-feira, 1 de abril de 2014

Fabricantes de Led disputam projeto bilionário em SP




Atraídas por um projeto que poderá render uma receita bilionária, ao menos três grandes empresas de lâmpadas LED afirmam que certamente vão investir em fábricas ou expansões no país caso sejam escolhidas como fornecedoras das lâmpadas. O que está em disputa é a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública de São Paulo, que prevê a troca de todas as 580 mil luminárias da capital paulista. GE, Phillips e Unicoba afirmam que o projeto da cidade, por si só, justifica os investimentos.

O que atrai as três empresas - e pelo menos outras 30 companhias que se cadastraram para a concorrência - é principalmente o valor estimado para o projeto, de R$ 2 bilhões a R$ 3,5 bilhões, segundo apurou o Valor.

No momento, as empresas aguardam com ansiedade o anúncio do estudo vencedor, que será usado como base para a PPP. Em 14 de março, a Prefeitura recebeu 11 trabalhos e em até 60 dias vai anunciar o projeto vencedor (que poderá ser a união de mais de um estudo) e falar sobre o edital.



Diretor da Coppe defende economia voluntária de energia


http://www.procelinfo.com.br/client/images/pix.gif
O diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, defendeu que o governo lance uma campanha publicitária para sensibilizar a população brasileira para reduzir o consumo de energia de 5% a 10%, em média.

A proposta foi feita em carta enviada ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no dia 17 de março. Nesta sexta-feira, Lobão disse ao Wall Street Journal que pode pedir à população que economize voluntariamente.

Para Pinguelli, a medida é “necessária para evitar uma situação ainda mais grave, de maneira que num futuro próximo seja necessária uma maior contribuição por parte da sociedade de redução de consumo de energia”.