florestas 300x200 Desmatamento e degradação florestal zero
A pressão nas florestas, principalmente no País, deve aumentar consideravelmente nos próximos anos
© WWF-Brasil/Juvenal Pereira
O nosso planeta precisa de florestas. Elas abrigam animais e plantas, espécies que absorvem carbono e liberam oxigênio, fazem a chuva cair e fornecem água limpa. As árvores garantem abastecimento de combustíveis e materiais brutos renováveis – papel, embalagens e plásticos para móveis e utensílios domésticos. Mas não podemos nos acomodar com a realidade. Nos próximos anos, as florestas sofrerão uma enorme pressão ambiental como nunca antes na história.
Diante desse cenário, o WWF tem o objetivo de por um fim ao desmatamento. Isso significa não perder mais quantidade nem qualidade das florestas mundiais. De acordo com o Relatório Florestas Vivas, a proposta é alcançar a meta de desmatamento e degradação florestal líquida ZERO até 2020 e, a partir daí, mantê-la principalmente nas regiões prioritárias para a Rede WWF. A data estipulada reflete a urgência com que precisamos enfrentar as ameaças à biodiversidade florestal no mundo todo.
Relatório Florestas Vivas
O Relatório tem por objetivo catalisar o debate sobre o papel e o valor das florestas no futuro, em um mundo onde a humanidade terá que adequar o seu modo de vida aos limites ecológicos do Planeta, compartilhando os seus recursos de forma equilibrada.
O quarto capítulo Florestas e Produtos Madeireiros teve sua versão em português lançada nesta semana. A publicação indica caminhos para atender a demanda por produtos de madeira – que deve triplicar nos próximos 30 anos – levando em conta que os recursos do planeta são esgotáveis.
São apresentadas soluções gerais para a humanidade aperfeiçoar o uso e os benefícios da madeira, sem diminuir o capital natural mundial de florestas. Nesse capítulo, especificamente, são abordados os diversos valores e usos da madeira, com relação às alternativas de materiais; às demandas atual e futura de produtos madeireiros; a relação entre a produção madeireira e a conservação de outros valores florestais e várias opções de produção madeireira.
florestas2 300x225 Desmatamento e degradação florestal zero
O WWF trabalha para diminuir o desmatamento no Brasil e também no restante do mundo
© WWF-Brasil/Bruno Taitson
O valor econômico, cultural e ecológico faz com que a madeira seja importante para o manejo florestal sustentável e para a conservação da diversidade biológica e cultural. Entretanto, o capítulo observa que as florestas também fornecem produtos não madeireiros.
Os primeiros três capítulos do Relatório Florestas Vivas foram publicados em 2011. Os dois primeiros foram focados em Florestas e Energia – a adoção de um novo modelo sustentável de atividade florestal, expansão do uso da bioenergia na segurança energética, desenvolvimento rural e outros temas específicos – e o capítulo 3 abordou Florestas e Clima, que destacou a Redução das Emissões Oriundas do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD+) como uma forma para prevenir o descontrole das mudanças climáticas.
* Publicado originalmente no site WWF Brasil.