parklet sfrancisco ecod Decreto quer transformar vagas de carro na rua em espaço para as pessoas
Parklet na Valencia Street, em São Francisco (EUA). Foto: Mark Hogan/Wikimedia Commons

São Paulo poderá tornar-se, em breve, a primeira cidade brasileira a regulamentar espaços exclusivamente para pessoas no lugar de carros. A intenção foi adiantada pelo prefeito Fernando Haddad na segunda-feira, 11 de março, durante uma reunião na qual o gestor prometeu a publicação de uma chamada pública de convocação às empresas interessadas em instalar deques sobre vagas para veículos em ruas da capital paulista.
A matemática é mais ou menos essa: no lugar de dois carros estacionados na rua, a prefeitura permitiria a construção de espaços permanentes para as pessoas conviverem, os chamados “parklets” (também conhecidos como “vagas vivas”).
O regramento da instalação dos parklets envolverá somente vias com velocidade máxima de 40km/h e onde não haja trânsito intenso de veículos motorizados. Em alguns locais será necessária a extinção da Zona Azul, que cobra uma taxa para o estacionamento de automóveis na rua de hora em hora. Um dos locais apontados por Haddad como candidatos à alteração urbanística é a Vila Madalena, na zona oeste da cidade.
Independentemente da localização, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano deverão se encarregar da avaliação individual das solicitações e de sua viabilidade física, levando em conta aspectos como o número de pessoas que circularão pelo local, por exemplo.
“Vagas vivas”
Prática regular de cidadãos e organizações voltadas à humanização das cidades, as vagas vivas são uma ocupação de vagas de estacionamento de carros transformadas em espaço para convivência, lazer e até áreas verdes, com plantas, bancos, entre outros elementos, como uma extensão da calçada.
A primeira Vaga Viva foi instalada por cidadãos em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2006. A partir de então, tornou-se uma política urbanística local e é atualmente a cidade norte-americana que possui o maior número de estruturas. Posteriormente, houve instalações de parklets em cidades como Boston, também nos Estados Unidos, Puebla de Zaragoza, no México, e Vancouver, no Canadá.
* Publicado originalmente no site EcoD.