segunda-feira, 31 de março de 2014

Conheça as sete vantagens econômicas de um Green Building


O Brasil está passando por um período de estresse hidráulico e energético e o risco de racionamento ainda não foi totalmente descartado. Se for levado em consideração que os edifícios são responsáveis por 45% do consumo anual de energia de todo o País, 22% da emissão de CO2 e 21% do consumo de água potável do Brasil, trabalhar em edifícios sustentáveis ou green buildings é uma vantagem de mercado importante. Isso porque as edificações são projetadas para economizar até 30% de energia e 35% no uso da água.

O edifício Panorama Paulista Corporate, por exemplo, foi inaugurado em 1975 e acaba de passar por um retrofit completo (processo de readequação da construção existente) para se tornar o primeiro edifício sustentável da região da Avenida Paulista. De acordo com Greco Paolo, incorporador do empreendimento, em razão do crescimento da demanda por água e energia, utilizar os recursos naturais de forma consciente tornou-se fundamental atualmente.

Conheça as sete características que fazem do Panorama Paulista Corporate um Green Building:

1 - Vidros de alta eficiência. A nova fachada com vidros de alta eficiência proporcionam uma economia de 13% no consumo de energia por absorver menos calor e não sobrecarregar o sistema de climatização.

2 - Ar-condicionado de terceira geração. Reduz gastos com eletricidade em 20%.

3 - Sistema hidráulico. Projetado para reduzir em 30% o consumo de água.

4 – Reutilização da água. Uso da água descartada pelo ar-condicionado serve para a irrigação dos jardins.

5 – Iluminação natural. No edifício não é necessário acender as luzes antes das 17h por causa do projeto de iluminação, que aproveita ao máximo a luz solar.

6 – Medidores de água e energia individual. Com um medidor em cada andar, permite ao locatório a medição de energia por uso, sendo possível, dessa forma, identificar quais são os maiores gastos.

7 – Seguir padrões ecológicos de certificação. Hoje, o empreendimento segue os padrões LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design) Core & Shell, selo concedido pela organização não governamental americana United State Green Building Council (USGBC) para construções sustentáveis.