quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Projeto de Turismo Sustentável mostra resultados em Bonito e região





Um projeto do Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bonito e a Associação Bonitense de Hotéis, tem levado desenvolvimento à rede hoteleira do município, referência internacional em ecoturismo, e beneficiado ainda produtores rurais da região.

“Queremos estimular a implantação de processos de excelência em sustentabilidade e contribuir para consolidar Bonito como um destino referência neste sentido”, afirma o gestor do projeto, Adelino da Costa Marques.

Do primeiro semestre de 2013 até agora grupos de trabalho foram formados para debater soluções conjuntas de interação com a sociedade e competitividade, além da realização de encontros empresariais, treinamento experiencial ao ar livre, palestras, oficinas, treinamento para desenvolvimento de lideranças, diagnósticos de eficiência energética e consultorias.

Segundo Marques, neste primeiro momento, foram desenvolvidas ações para evidenciar aos empresários o conceito exato de sustentabilidade “A princípio, demos foco a iniciativas socioculturais, envolvendo os hotéis com a comunidade local. No próximo estágio reforçaremos a questão ambiental e a saúde financeira dos negócios”, explica.

Para este ano, serão desenvolvidas consultorias em gastronomia para desenvolvimento de novos pratos e cartilha de Boas Práticas de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem. “Está sendo estudada também a participação no Fórum Internacional de Ecoturismo, que acontece em abril na cidade”, afirma Adelino. O objetivo é garantir ainda aos participantes, em 2015, o Selo Empresa Sustentável.

Inclusão produtiva

Para garantir o desenvolvimento local através da realização de negócios entre hotéis e produtores rurais da região, o que gera economia aos empreendimentos e renda às famílias, o Sebrae/MS realizou diagnóstico de potenciais compradores e fornecedores da região, por meio da ferramenta Comércio Brasil.

A produtora de orgânicos Milva Moraes foi uma das beneficiadas com a iniciativa e, logo nos primeiros dias de participação, já garantiu a comercialização da metade de sua produção mensal e até hoje fornece a um grande resort da cidade. “Antes a gente produzia, mas não tinha onde entregar tudo. Hoje, aumentamos renda e produção”, conta Milva.

Além disso, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas promoveu no município uma Rodada de Agro Alimentos e a Amostra de Negócios do Trade Turístico de Bonito, que colocou frente a frente empresas ofertantes e responsáveis diretos pela compra por parte dos hotéis.

Serviço

Para saber mais sobre o projeto e as ferramentas que o Sebrae/MS dispõe para fomento aos pequenos negócios, sejam rurais ou urbanos, basta ligar na Central de Relacionamento da entidade, no telefone 0800 570 0800.