sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Os dez países mais sustentáveis do mundo; Brasil é apenas o 77º




O levantamento classificou 178 países com base em 20 indicadores


Nem só de discussões sobre PIBs foi feito o Fórum Econômico de Davos, realizado de 22 a 25 de janeiro, na Suíça. Já mostramos aqui no EcoD que o Greenpeace aproveitou o evento para divulgar os indigestos premiados da lista das piores empresas do mundo. No mesmo encontro foi conhecido o ranking dos países mais sustentáveis do mundo.
Batizado de Environmental Performance Index (EPI), o ranking bienal é produzido por uma equipe de especialistas das universidades norte-americanas de Yale e de Columbia.
O levantamento classificou 178 países com base em 20 indicadores distribuídos por 9 categorias: critérios de saúde ambiental; poluição do ar; recursos hídricos; biodiversidade e habitat; recursos naturais; florestas; energia e clima, entre outros. E cada quesito possui pesos diferentes.
Com 52.97 pontos (de um total de 100 possíveis), o Brasil ocupa o 77º lugar no ranking. O país encontra-se bem distante da líder Suíça, que fez 87.67 pontos. Na análise por categoria, o país apresentou melhor desempenho no quesito qualidade do ar, com 97.67 pontos, mas decepcionou na preservação de recursos florestais, levando um vexatório 10 de 100 pontos, o que o coloca como o 115º país que melhor cuida de suas florestas. Eco D