quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Banco irlandês empresta 100 milhões de euros para eficiência energética


O banco irlandês AIB anunciou um programa de empréstimo no valor de 100 milhões de euros para apoiar projetos de eficiência energética, já a partir do início do próximo ano.

“A energia é uma das áreas chave dos empréstimos onde o AIB está agora focado. O banco confirmou ainda que vai disponibilizar 1 milhão de euros para o setor da energia ao longo dos próximos três anos”, explicou Bernard Byrne, Diretor da of Personal, Business and Corporate Banking, acrescentando que a política da instituição bancária é feita através “de substanciais estudos de mercado que identificam as necessidades dos clientes”.

Com o fundo, as pequenas e médias empresas (PMEs) são encorajadas a procurar financiamento dentro de ações no âmbito da iluminação ou sistemas de aquecimento e arrefecimento.

O anúncio do AIB “será um grande impulso à indústria, uma grande ajuda para as empresas que querem diminuir os seus custos” e ainda “ajudar a estimular a criação de emprego neste setor”, segundo o presidente do Green Building Irlanda, Owen Lewis.

A par da divulgação do programa de empréstimo foi feita a apresentação de um estudo encomendado à empresa Amarach sobre o nível de eficiência energética nas empresas, que concluiu que a eficiência energética é um tema prioritário na agenda de fabricantes, retalhistas e outros setores de negócio. Esta investigação foi conduzida com a participação de 451 PMEs em colaboração com a Autoridade Irlandesa para a Energia (SEAI, nas siglas em inglês) e o Green Building Irlanda. Edifícios e energia