segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COP19: O planeta nos foi emprestado



Varsóvia, Polônia – Terminou, no último sábado (16), o quarto dia das negociações na COP19 e os ares estão inflamados, seja dentro como fora do Narodowy Stadium. Termina também o “Young and Future Generations Day”.
Os jovens demonstram ser, seguramente, um dos grupos mais ativos e propositivos dentro da Conferência. Sua posição no interior das negociações, de qualquer forma, é difícil: devem fazer ouvir sua voz concorrendo com outros “stakeholders” que podem se permitir uma atividade de “lobbying” mais organizada e financiada.
São muitos os temas levados pela Youngo (UNFCCC constituency of youth non-governmental organizations), mas um está à frente de todos em importância: o princípio da equidade intergeneracional (sancionado seja na convenção do Rio como no Relatório Brundtland). É a ideia segundo a qual as atividades em curso não devem comprometer o bem-estar ou os direitos das gerações futuras, constituindo, sem dúvida, o fundamento jurídico e moral de fundo em qualquer acordo sobre a mudança climática.
Seguem algumas das atividades organizadas pelos jovens durante o sábado:
Por volta das 9.30 da manhã, depois do compromisso cotidiano do “spokescouncil” da Youngo, um grupo de jovens, vindos de vários países, decidiu organizar uma ação demonstrativa: com fitas adesivas sobre a boca e um cartaz no pescoço, no qual se faz projetava a data de nascimento de uma futura criança, eles ficaram em pé, imóveis, por aproximadamente meia hora. O que pediam é que o tema fosse inserido na agenda da COP, reafirmando o princípio de equidade intergeneracional já presente na ADP (Durban Platform for Enhanced Action). Enfim, que todas as promessas e compromissos no âmbito do acordo fossem baseadas em modelos econômicos sem “taxa de desconto” (que, se considerada, levaria a uma análise distorcida dos custos dos impactos ambientais futuros).

À tarde, a maior parte das atividades se concentrou na sala Krakow. Nela aconteceu o Side Event sobre Intergenerational Inquiry organizado pelo Secretariado do UNFCCC: uma plataforma que permite a jovens delegados, provenientes de todo o mundo, realizar uma interface com os principais agentes que se movimentam no interior da arena intergovernativa da COP. A sexta edição se concentrou sobre o princípio da equidade intergeneracional como pressuposto fundamental para perseguir a justiça climática e alcançar um ambicioso acordo  para 2015.
Assim os jovens tentaram lembrar às partes presentes à Conferência um princípio que pode ser retomado com um velho provérbio indígena da América: “Não temos esse mundo como herança de nossos pais, mas emprestado a nossos filhos”. Esperamos que os delegados se lembrem disso durante as tratativas!(Agência Jovem de Notícias) por Daniele Saguto e Giovanni Cunico, da Agência Jovem de Notícias, Especial para Envolverde