quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Exclusivo: ainda hoje vídeo da entrevista com sobrinho de Amarildo; ação policial em favelas viola direito à educação e; bom exemplo

Exclusivo:  ainda hoje vídeo da entrevista com sobrinho de Amarildo e novas revelações
Ação Policial viola direito à educação em favelas
Nem lobisomem, nem vampiro, nem bruxa. “O que me impressionou foi que o grande medo dos alunos era do ‘caveirão’ [veículo blindado usado pela polícia em ações em favelas]”, relata Susana Sá Gutierrez, professora de artes de uma escola no Complexo da Maré (RJ), que recentemente foi alvo de uma chacina perpetrada pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), com dez mortos. Susana é coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE), que enviou um relatório sobre violações ao direito da educação pelo estado na Maré à seção carioca da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).
A educadora cita que o medo é um grande empecilho no aprendizado das crianças, acarretando em dificuldades de concentração. Segundo ela, os alunos passam muitas aulas rememorando as violências presenciadas. “Como vou ensinar quem foi Miró [pintor espanhol] para quem teve o pai baleado pela polícia?”, questiona.   Artur Voltolini, do Observatório de Favelas
Bom exemplo

A deputada estadual de Santa Catarina, Angela Albino (PCdoB), apresentou nesta semana, à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar e Eólica, paralelamente a um pacote de projetos de sustentabilidade que buscam impulsionar o uso de energia limpa no estado. O projeto de lei prevê o incentivo fiscal e tributário para indústrias fabricantes de equipamentos e componentes para geração de energia que queiram se instalar no estado. Atualmente, esse setor não é expressivo na região.

Os projetos já estão em apreciação pela Mesa Diretora e nas comissões permanentes da Casa. Embora o partido não seja maioria na Alesc, a expectativa da deputada, frente ao posicionamento favorável anunciado pelo presidente da Assembleia, é que os projetos sejam votados e implementados ainda neste semestre.

Fonte: Eletrobras