sexta-feira, 5 de julho de 2013

SUBSERVIÊNCIA VERGONHOSA


SUBSERVIÊNCIA  VERGONHOSA

Como cidadão ítalo-brasileiro, ou seja, sou metade europeu e metade sul americano, sinto-me duplamente envergonhado com a postura adotada por França, Espanha, Portugal e Itália.  Além de inaceitável e intolerável, o ato de não permitir a passagem pelo espaço aéreo desses países do avião presidencial boliviano é uma das maiores agressões feitas em tempos modernos a um Estado soberano, democrático e legitimamente eleito, além, lógico, ferir o direito internacional.  

Mais do que agredir um Estado sofrido e pobre, esse ataque não atingiu apenas a Bolívia, mas toda a América Latina, escancarando de vez as relações promíscuas desses países com o rico, poderoso, invencível, Tio Sam. 

Pior, o que se constata, infelizmente, é a subserviência vergonhosa desses quatro países aos EUA, que, na contramão de suas histórias, aceitam se sujeitar a tão vexaminoso papel.  

Se quisermos medir o grau do absurdo desse ato, imaginemos o que teria acontecido se essa violação tivesse acontecido contra os EUA ou algum desses quatro países.  Pobres Nações!  

Pela primeira vez senti vergonha de minha metade italiana.

Odilon de Barros



Nenhum comentário: