quarta-feira, 24 de julho de 2013

Rapidinhas (in)sustentáveis


Um dia sem comer carne

Exemplares de gado Holstein submetidos a criação intensiva. Foto: Bigstock
Cidade do México, México, 22 de julho de 2013 (Terramérica).- O décimo primeiro mandamento poderia ser: “não comerás carne… pelo menos um dia por semana”. Esse objetivo, modesto em um mundo cada vez mais carnívoro, é buscado por um movimento que ganhou força nos Estados Unidos em 2003 e que se estende lentamente na América Latina, com presença no México, Panamá e Brasil.

“É uma ferramenta para convidar as pessoas a variarem, de forma simples, sua dieta e diminuir o consumo de carne”, disse ao Terramérica a presidente do capítulo mexicano do Segunda sem Carne, Ana Arizmendi. “E chega em um momento muito conjuntural: o país tem uma crise de saúde pública, e tanto os indivíduos como as instâncias políticas e privadas estão muito receptivas a se abrirem a alternativas saudáveis”, acrescentou. Esse problema é a obesidade.
Por Emidio Godoy


Boff: Este é o Papa da ruptura

Em entrevista à DW Brasil na sua casa em Petrópolis (RJ), o teólogo elogiou Francisco, afirmando que ele é o papa da ruptura. “Essa é a palavra que Bento 16 e João Paulo 2º mais temiam. Eles acreditavam que a igreja tinha que ter continuidade”, avaliou Boff.

O teólogo, um dos expoentes da Teologia da Libertação, disse acreditar que Francisco vai falar sobre os recentes protestos no Brasil. “Ele fez uma declaração corajosa em Roma, dizendo que os políticos têm que escutar os jovens na rua; que a causa dos jovens é legítima, justa e que estaria em conformidade com o evangelho.” Por Astrid Prange

WWF incentiva Papa a incluir defesa da Amazônia na JMJ

O WWF felicita o Papa Francisco por ter juntado sua voz influente ao crescente número de líderes religiosos em todo o mundo que reconhecem a necessidade de se viver em harmonia com a natureza.

“O respeito do Papa Francisco pela natureza e seu forte apelo em prol do desenvolvimento sustentável têm marcado seu pontificado desde o primeiro momento. Conforme indica sua opção por um nome que homenageia São Francisco de Assis, o Pontífice nos trouxe muita esperança de que seja um mensageiro global da proteção ambiental em todo o mundo,” afirmou Dekila Chungyalpa, diretora do programa Terra Sagrada. Por WWF Brasil

Nenhum comentário: