segunda-feira, 17 de junho de 2013

UTOPIA SUSTENTÁVEL
 
Muito titubeamos até aceitar termos um espaço onde pudéssemos expor o pensamento e trocar ideias que, quiçá, pudessem ajudar em uma maior conscientização da sociedade ou mesmo a resolução dos muitos problemas que, por várias razões, afetam e causam danos a nosso país e ao planeta Terra. 
 
Afinal, pensamos, escrevemos uma bobagem e o mundo desaba em nossas cabeças. Por outro lado, imaginar que nossa voz, através de um simples toque no teclado do computador pode fazer eco e alcançar milhões de outros malucos antenados com a mesma preocupação, nos incentivou.  Tem que ter coragem! Como essa nunca nos faltou, resolvemos encarar o desafio.
 
O tema é instigante e as saídas estão em mudanças profundas em nossos estilo de vida e hábitos que, cedo ou tarde teremos que fazer. Estão, também, no desperdício, na ganância, no consumismo desenfreado, no egoísmo, enfim...é preciso rever a cultura do “isso não é comigo, não fui eu quem fez” para “moramos todos nessa casa chamada Planeta Terra e dela temos que cuidar, sem exclusões ou desigualdades, pois não existe Terra B”.
 
Problemas que até então nunca nos preocupamos entraram na agenda global, ao que parece, definitivamente.  Aquecimento, energias alternativas, desmatamento, poluição, esgotamento dos recursos naturais, estão na boca do povo e são discutidos pela população, empresas, governantes e entidades não governamentais. Nossa famosa responsabilidade socioambiental.
 
Porém, dependendo do país, existem entraves que inibem avanços e que nem sempre nos importamos mas que estão ligados diretamente à (in)sustentabilidade.  A falta de acesso à educação e à saúde de qualidade, a falta de um transporte público digno que atenda à população, uma melhor e mais humana distribuição de renda, a falta de alimentos na mesma proporção e necessidade do povo e, principalmente, um vigoroso e eficaz combate à corrupção, esse sim, um câncer a corroer nosso tecido social há décadas.  E isso tudo, também, diz respeito ao tema da sustentabilidade. Ou não?
 
Problemas que remontam 500 anos de história, de nossa colonização, mas que agora não têm mais espaço quando imaginamos uma sociedade menos desigual, mais solidária, enfim, falta-nos indignar de verdade, ir pra rua- o que já começou a acontecer de novo-, exigir respeito e retorno em serviços dignos pelo muito que pagamos em taxas e impostos, políticas públicas que retratem a efetiva necessidade de nossa sociedade.
 
Porém, antes de começar a examinar cada item, é preciso que olhemos para dentro de nós mesmos para ver o que é possível fazer em nosso pequeno mundinho.  Que ação do cotidiano pode ser refeita de maneira diferente, que hábitos podemos mudar para contribuir com o todo, que ensinamento passar a nossos filhos que lhes permitam um futuro melhor e perene, enfim...
 
UTOPIA SUSTENTÁVEL chega com essa ideia: ser um canal onde possamos trazer e discutir problemas de nosso cotidiano, de nossas cidades, de nosso país, de nosso velho e castigado Planeta Terra.
 
Envie-nos crônicas, artigos, propostas de ação ou intervenção, nossa ideia é discutir com você a utopia de querer o impossível, ou seja, um mundo melhor, com criatividade e ações alternativas. Respeitando e melhorando a convivência com o próximo e a natureza, temos certeza, é possível. 
 
Assim como a plantinha que precisamos regar para não morrer, vamos, a partir de hoje, nos alimentar de sustentabilidade, exercitando, praticando-a, cotidianamente, como uma religião, uma filosofia de vida, essa a única saída viável. O Planeta desde já, agradece.
 
Odilon de Barros e Aline Werner





Nenhum comentário: